terça-feira, 2 de agosto de 2016

Não-Tella |Nutella caseira ♥|

Huuuummm...a receita de hoje tenho a certeza que vai agradar a umas quantas pessoas...é que afinal de contas trata-se da Nutella...aquele creme de avelãs e chocolate lindo que fica perfeito barrado num crepe...já estão a imaginar e a ficar com água na boca, certo?

Pois é pessoal...não querendo ser estraga prazeres, tenho a dizer-vos que provavelmente a Nutella é assim das piores coisinhas para barrar no crepe, senão vejam lá os ingredientes que tem (listados pela ordem que se encontra no rótulo da Nutella da Ferrero e como tal por ordem decrescente de quantidades):

"Ingredientes: açúcar, gordura de palma, avelãs (13%), cacau magro (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), Soro lácteo em pó, emulsionantes: lecitinas (soja), vanilina"

Portanto, olhando para isto, a conclusão que se tira é que apenas 27% corresponde ao conjunto de avelãs, cacau e leite, sendo que o açúcar é o ingrediente em maior quantidade e em conjunto com a gordura de palma corresponde a cerca de 70% (os restantes ingredientes terão valores mais residuais). E nem quero falar do valor nutricional e energético porque é uma verdadeira desgraça! 

Mas é aqui nesta parte má que eu entro...e sorte a vossa porque venho mesmo para melhorar o vosso dia! :P 
É que a minha proposta de receita para hoje é uma Nutella, ou melhor Não-Tella caseira bem mais saudável, sem açúcar refinado, sem aditivos, sem lactose...e que vai deixar o vosso crepe delicioso! :D

PS: Esta receita vai direitinha para a minha querida Mary, que é provavelmente das pessoas que conheço a que mais delira com Nutella! ♥ Espero que gostes 




Ingredientes

♥ 2 chávenas de avelãs tostadinhas e sem pele

♥ 1/2 chávena de amendoins

♥ 2,5 colheres sopa de cacau cru em pó

♥ 1/2 colher chá de canela

♥ 3 colheres sopa de mel* (e/ou tâmaras)

♥ 100ml de Leite de amêndoa

* Relativamente à quantidade de mel que usa, deixo ao seu critério. Eu pessoalmente gosto dela menos docinha...mas faça como gostar! Até poderá juntar umas tâmaras e mel ao mesmo tempo!








Preparação

 A confecção não é nada difícil mas requer um pouco de paciência até estar tudo devidamente triturado (paciência essa que eu não tive). 

 Comece por distribuir as avelãs com pele por um tabuleiro forrado com papel de aluminio e leve-as ao forno até começar a sentir o cheirinho e começarem a ficar com a pele tostadinha. Nessa altura retire-as do forno e ainda quentes, com ajuda de um pano ou de uma faca raspe a pele. (Se conseguir encontrar as avelãs já sem pelinha salte a parte do forno e leve-as simplesmente a frigideira, mexendo sempre, para tostarem um bocadinho)

 Agora coloque todos os ingredientes na bimby (poderá usar outro triturador, tipo 1,2,3) e triture tudo. Com uma colher raspe o conteúdo das paredes e volte a triturar...e assim sucessivamente até obter um creme bem cremoso e sem grumos (é aqui a parte da paciência).

 E pronto! Está feita a Não-Tella! Fácil não é? Agora é só arrumá-la num frasco de encerramento hermético da DeBORLA e guardar no frigorífico para ir comendo. 






Sem comentários:

Enviar um comentário