sábado, 20 de agosto de 2016

Hambúrguer de grão com legumes |vegan|

Bom dias meus amores! Como correu a semana? Espero que bem! :)
Por aqui o modo já não é de férias mas os fins de semana e uns bocadinhos à tarde ainda dão para fazer aquelas coisas boas que gostamos da vida! Apesar de as temperaturas estarem mais baixas lá se vão dando uns pulinhos à praia e tem sido tão bom! 
E se no ultimo dia de receita vos mostrei como fazer umas águas vitaminadas para levarem na vossa geleira e se manterem hidratados, hoje a receita é de uns hamburguers tão mas tão bons e super saudáveis para meterem num pãozinho de boa qualidade e levarem para o vosso almoço na praia!
Estes hamburguers são muito fáceis de fazer, muito saudáveis e equilibrados com a proteina do grão e legumes (muitos!) e vão garantir-vos uma refeição muito prática e nutritiva para a praia (ou para comerem em casa!) sem ser excessivamente pesada.
Façam-nos porque ficam óptimos!




Ingredientes

♥ 1/2 alho francês às rodelas

 2 dentes de alho laminados

 125g cogumelos paris laminados

 1 cenoura ralada grosseiramente

 1/2 pimento vermelho em tiras

 1 fio de azeite

 Sal marinho integral q.b.

 Tomilho q.b.

 3/4 caneca farinha de grão de bico

 1/2 caneca de água

 1 colher de café de alho em pó

 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio

 Pimenta preta e sal q.b.

 Açafrão das Índias em pó q.b.

 Paprika q.b.

 Para panar os hamburguers: Linhaça moída + alho em pó q.b.

 Para preparar a sandes: Pão de boa qualidade + rúcula + Guacamole (receita aqui)





Preparação

♥ Apesar da longa lista de ingredientes a preparação é muito simples. Comece por cortar, laminar e ralar respectivamente cada legume. 

♥ Numa frigideira coloque o alho francês, o alho laminado, um fio de azeite e uma pitada de sal e leve ao lume até que o preparado comece a amolecer. De seguida junte os cogumelos paris, a cenoura ralada e o pimento e tempere com sal e tomilho. Deixe ao lume cerca de 5 minutos, mexendo sempre e de seguida baixe o lume e reserve. 

♥ À parte, numa taça prepare a massa dos hamburguers: junte a farinha de grão, a água e o bicarbonato e misture tudo. Tempere esta mistura com alho em pó, sal, pimenta preta moída, açafrão das Índias em pó e paprika. Volte a misturar e junte então este preparado à frigideira onde deixou os legumes a saltear em lume brando.

♥ Mexa com uma colher de pau o conteúdo da frigideira, até que a massa comece a engrossar ligeiramente. Reajuste temperos se necessário. Apague o lume e reserve o preparado para os hamburguers, deixando-o arrefecer.

  Agora, com um moinho do café triture a linhaça e junte-lhe um pouco de alho em pó.

♥ Molde bolinhos, em forma de hambúrguer com a massa dos hamburguers e passe-os pela mistura de linhaça com alho em pó. Repita o processo até terminar a massa.

♥ Agora tem duas hipóteses: ou leva os hambúrguers ao forno num tabuleiro levemente pincelado com azeite, ou numa frigideira anti-aderente, sem gordura adicionada, cozinhe-os até dourarem dos dois lados.

♥ Para fazer a sandes, prepare rapidamente o guacamole (receita aqui). Corte o pão ao meio, coloque umas folhas de rúcula, depois guacamole, depois o hambúrguer e finalmente a outra metade do pão! Está pronto a comer e garanto-lhe que terá umas sandes no mínimo ÓPTIMAS! :D








Sem comentários:

Enviar um comentário