sábado, 6 de agosto de 2016

Bolo de beterraba e cacau recheado com mousse e frutos vermelhos

Hoje é dia de bolinho aqui no blog! Não é algo que faça muito aqui por casa (o forno não ajuda) mas desta vez teve que ser e a desculpa para esta beleza ter aparecido na minha mesa foi bem convincente! :p
É que era dia de despedida no centro de saúde onde estava e claro que depois de ter sido tão bem passado o tempo que lá estive com excelentes profissionais (excelentes pessoas também) tinha mesmo que os mimar! :D
Este é um bolinho com ingredientes saudáveis, que fica super bonito e muito bom! O doce...já sabem que eu nunca puxo muito por ele mas deixo esse ajuste ao vosso critério. 
Aos que assim que viram beterraba no titulo disseram logo "Nahhh, isto não é pra mim! Não gosto de beterraba!"...não sabem o que estão a perder! É que fica óptimo e garanto que não sentirão o sabor da beterraba (a terra como muita gente descreve!).
Vá lá...dêem-lhe uma oportunidade! Tenho a certeza que vão gostar!:D




Ingredientes

 Para o bolo
3 ovos
1/2 chávena de mel de arroz
2 beterrabas medias raladas grosseiramente
1/3 chávena de óleo de côco
80g chocolate em tablete 70% de cacau sem açúcar (para uma versão sem lactose terá que usar um chocolate vegan ou que diga "sem lactose)
1,5 chávena de farinha de espelta
1,5 colheres sopa fermento
4 colheres de sopa de cacau cru
1 pitada de sal

 Para a mousse de chocolate
500g de tofu sedoso
100g chocolate em tablete 70% cacau sem açúcar (para uma versão sem lactose terá que usar um chocolate vegan ou que diga "sem lactose)
Mel de arroz a gosto

 Morangos , cerejas, mirtilos e hortelã q.b.

 Cacau em pó para polvilhar


 




Preparação

 Enquanto faz a massa do bolo, pré aqueça o forno a 180ºC. 

 Vamos então tratar da massa. Junte os ovos com o mel e bata muito bem até que esteja bem aveludado. Entretanto junte o óleo de côco derretido (se for verão, à temperatura ambiente o óleo de côco já se encontra em estado liquido), a farinha com o fermento e o cacau. Bata com a batedeira, o suficiente para misturar tudo e obter um preparado homogéneo. Finalmente junte a pitada de sal e a beterraba ralada. Envolva tudo com o salazar ou uma colher de pau e reserve.

 Se a forma for de silicone pode despejar directamente. Se for das tradicionais de aluminio terá que a barrar com óleo de côco e polvilhar com cacau. Verta a massa do bolo para a forma e leve ao forno até estar cozido (faça o teste do palito).

 Enquanto o bolo está no forno, irá preparar a fruta para o decorar e tratar da mousse de tofu com cacau.

 Para a mousse é muito simples: misture todos os ingredientes (o mel use ao seu gosto) e bata até obter uma mousse bem deliciosa e aveludada.

 Quando o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer. Uma vez frio, cubra com a mousse de chocolate e decore com frutos vermelhos e umas folhinhas de hortelã. Polvilhe com um pouco de cacau cru em pó e está pronto a cortar uma fatia e comer! 











Sem comentários:

Enviar um comentário