quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A canja é sem galinha |e é tão reconfortante|

Há dias, em que a nossa barriguinha grita por algo mais leve e reconfortante! Algo que a ajude a reequilibrar-se! 
Ora...a minha pediu e eu dei! Dei-lhe uma canjinha à minha maneira, sem galinha, sem massa ou arroz, com muitos legumes e tão cheia de sabor! 
Esta é uma readaptação da canja, vegan, e que é mesmo super reconfortante, nutritiva, com baixo teor de gordura e ultra saudável! 
Na base...alguns legumes doces! Para enriquecê-la com bons minerais...umas algas ( Eu usei Hiziki, uma alga em filamentos. Mas se não tiverem não é grave!)! O cereal da canja...a cevada (com inúmeros benefícios para a saúde!). A proteína...os cogumelos! E o remate final...ervas aromáticas claro (e aqui, eu optei por meter coentros porque gosto muito desta versão, mas se querem que a vossa mente vos transporte para uma canjinha original quando levam a colher à boca então é juntarem hortelã!).
A juntar a isto tudo, digo-vos já que é mesmo muito rápida de fazer!
Posto isto já estão cheios de vontade de saber a receita, não é?




Ingredientes

♥ 1 cebola média


♥ 1/2 batata doce grande

♥ 1 cenoura

♥ 4 dentes de alho

♥ 1 mão de algas Hiziki

♥ 1/2 chávena de cevada perolada

♥ 2 folhas de louro

♥ 100g de Cogumelos Paris laminados

♥ Água q.b.

♥ Sal marinho integral q.b.

Pimenta preta moída q.b.

♥ Coentros/ hortelã (muitos)

♥ 1 mão de rúcula/ espinafres/ agrião






Preparação

 Comece por preparar os legumes: corte a cebola em meias luas e a batata doce e a cenoura em cubos. Os alhos descasque-os e esmague-os! Transfira tudo para uma panela.

 Agora junte a alga Hiziki (é a que aparece nas fotos, na tacinha mais pequena), a cevada e as folhas de louro. Cubra com uma porção generosa de água e tempere com sal e pimenta preta.

 É altura então de meter a panela ao lume e deixar até que os legumes comecem a estar cozidos (cerca de 20-30 minutos). 

 A seguir junte os cogumelos e os coentros/hortelã e se necessário mais água. Reajuste temperos. Mantenha mais um pouco ao lume até que os cogumelos comecem a mirrar (cerca de 10 minutos) e finalmente antes de apagar o lume junte a rúcula (ou outra verdura da sua eleição). E está pronta!





PS: Já viram os cartões e mensagens giras da foto!? Tenho muitos mais e estou completamente apaixonada por esta colecção da DeBORLA. Tem imensa diversidade, com mensagens e padrões bem diferentes mas qual deles o mais giro! 

♥ I choose you, my gorgeous soup 

Sem comentários:

Enviar um comentário