quinta-feira, 14 de julho de 2016

Salada de Bulgur com Laranja e Frutos Secos

E cá vamos nós para mais uma salada e esta pode perfeitamente ser uma refeição completa, pois contem o cereal (o Bulgur), fruta e legumes, que vos darão muitas vitaminas, minerais e fibra e a oleaginosa que dará entre outras coisas alguma proteína.
Confesso que ADORO esta receita! Mesmo! Pela facilidade com que se faz, pelo saudável e leve que é e fundamentalmente pelo sabor! É uma mistura entre o salgado e uns toques adocicados aqui e ali que a laranja vai dando! Experimentem! É mesmo muito boa! 

Quanto ao vinagrete é opcional! Então vocês perguntam:
- Faz diferença na salada? Sim! Confere-lhe um outro sabor também muito bom! 
- Mas e sem o vinagrete fica boa? Sim! Fica óptima! É mesmo uma questão de experimentarem com e sem! No entanto se o que tiver em causa for uma salada mais light, então optem pela opção sem vinagrete!

PS: Esta foi mais uma das receitas do workshop de comida saudável para a praia.




Ingredientes

♥ Para a salada
150g Bulgur cozido
1 Laranja grande
½ Pimento vermelho
2/3 Chávena de passas
1 Molhinho de cebolinho
½ Chávena de amêndoa laminada tostada
1 Molhinho de salsa fresca

♥ Para o Vinagrete de Laranja (opcional)
3 Colheres sopa azeite
1 Colher sopa vinagre de arroz
Sumo de meia laranja bem sumarenta
Sumo de meia lima
Sal Marinho Integral

Pimenta preta q.b.






Preparação

 Comece por cozer o bulgur: Coloque o bulgur numa taça, junte um pouco de sal e pimenta, misture tudo e por fim adicione água a ferver cobrindo o bulgur (o dobro da água). Tape com película aderente e reserve. Quando o bulgur tiver crescido, retire a película e mexa com um garfo. Deixe arrefecer.

 Numa frigideira toste ligeiramente a amêndoa laminada, mexendo sempre.

 Entretanto corte a laranja em gomos e depois esses gomos em metades. Corte também o pimento em cubinhos. E pique grosseiramente a salsa e o cebolinho.

 Quando o bulgur estiver frio, junte então as passas, a amêndoa, a laranja, o pimento, a salsa e o cebolinho e mexa bem.

 Se preferir pode fazer um vinagrete: Num frasquinho coloque o vinagre e o sumo de lima e junte o sal. Misture. Entretanto adicione o azeite lentamente e vá mexendo sempre até que fique um pouco mais espesso. Finalmente junte o sumo de laranja e a pimenta preta e mexa. Se necessário reajuste tempero.




Sem comentários:

Enviar um comentário