domingo, 3 de julho de 2016

Cheesecake Vegan de Morango |Deliciosa|

Meus amores, o prometido é devido e portanto aqui vai a segunda receita do fim de semana e que ao que parece bastante aguardada! :D

Cheesecake Vegan de Morango
Só vos digo isto: fica deliciosa e tem um aspecto invejável!
É fácil de fazer só tem o detalhe de que terão que meter os cajus a demolhar durante a noite, idealmente. No entanto se estiverem mais apertados de tempo, usem água quente para os demolhar e assim só precisarão de cerca de 1 hora e meia. E porquê este demolhar? Porque para alem de facilitar a digestão do fruto seco, vai ainda amolece-lo permitindo, no fim de triturado, obter um puré bem cremoso!

Esta é uma receita vegan (sem produtos animais), raw, à prova de intolerâncias ao gluten e à lactose, sem açúcar refinado e feita com ingredientes bem bem saudáveis!
Entusiasmados?
Para além disso tem uma peculiaridade bem interessante: se mantiverem no congelador podem come-la em jeito de gelado! Se passarem do congelador para o frigorífico um tempo antes de servir vai ficar mais molinha, em jeito de cheesecake! 




Ingredientes

♥ Para a base
12 tâmaras descaroçadas de pele sem brilho
200g de mistura de oleaginosas (usei avelãs, amêndoas e cajus)
1 colher chá de canela
1 colher de sopa de creme de côco

 Para o recheio - parte branca
200g de cajus previamente demolhados
1 colher chá de canela
Sumo de 1,5 limões
4 colheres de sopa de creme de côco
1,5 a 2 colheres de mel

 Para o recheio - parte rosa
2 colheres sopa de Creme de côco
Sumo de 1/2 limão
8 morangos grandes






Preparação

 Comece por na véspera colocar 1 lata de leite de côco no frigorífico e os cajus a demolhar no dobro de volume de água. Deixe no mínimo umas 4 horas, se puder toda a noite!
PS: Ao refrigerar o leite de côco obterá uma parte mais espessa a que eu chamo creme de côco. A parte mais liquida, tipo água de côco use noutra receita! Há marcas de leite de côco em lata em que após a refrigeração fica tudo sólido aproveitando-se portanto como creme de côco.

 Já no dia seguinte (ou após 1:30h se usou água quente para demolhar), comece então a tratar da cheesecake propriamente dita. Comece por forrar com papel vegetal a forma onde irá colocar a cheesecake.

 De seguida, num triturador (usei a bimby, mas a 1,2,3 também cumpre perfeitamente) coloque todos os ingredientes para a base (as oleaginosas, as tâmaras, o creme de côco e a canela) e triture tudo grosseiramente. Obterá uma mistura heterogénea, que deverá transferir para a forma onde irá fazer a cheesecake, já forrada. Espalhe e acalque tudo bem e verá que irá obter uma boa base, bem ligada, para a cheesecake. Reserve no frigorifico enquanto tratar do recheio.

♥ Num liquidificador (ou na bimby)junte todos os ingredientes que referi como sendo para a parte branca (os cajus demolhados, a canela, sumo de limão, creme de côco e mel). Triture tudo até obter um puré bem homógeneo e claro. 

 Do puré que obteve, deverá tirar para dentro da forma da cheesecake cerca de 2/3 desse puré, reservando o outro 1/3 no interior do liquidicador. Espalhe a mistura pela forma e leve ao frigorífico.

 Ao 1/3 de puré que reservou no liquidificador junte os ingredientes que referi como sendo para a parte rosa (creme de côco, limão e morangos). Triture tudo até novamente obter um puré bem homogéneo mas desta vez cor-de-rosa. Prove e se necessário junte um pouco de mel e volte a misturar no liquidificador.

 Finalmente transfira o puré rosa para a forma da cheesecake e espalhe com cuidado para que não se misture com a parte branca. Leve ao congelador 

 Habitualmente este cheesecake reserva-se no congelador, devendo ser retirado do seu interior uma meia hora antes de ser servido, para que esteja com a textura perfeita de cheesecake. Sirva com uns frutos vermelhos e umas folhinhas de hortelã e aprecie este doce saudável!







PS: Ainda que bastante diferente da original, a inspiração para esta receita veio de uma cheesecake raw de mirtilos feita pela Ella Woodward, uma conhecida foodblogger britânica que lançou recentemente o seu primeiro livro em Portugal!
E com esta receita participo no desafio de Um mês com Ella Woodward!:)

2 comentários:

  1. Olá,

    Ando a tentar mudar um pouco a minha alimentação de modo a ser mais saudável. Ainda não é fácil mas o teu cantinho é sem dúvida uma fonte de inspiração.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/carbonara-com-crocante-de-linguica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara! :D
      Antes de mais mil desculpas por só agora responder mas estive de férias uns dias e o blog ficou a funcionar a meio gás!
      Muito obrigada pelo comentário. Não imagina o quanto me deixa feliz as suas palavras e o contribuir para ajudar a melhorar os hábitos alimentares!
      De facto a transição para um estilo de vida mais saudável inicialmente pode ser difícil (principalmente se for muito brusca) uma vez que requer o conhecimento de novos alimentos, técnicas e princípios básicos para uma confecção de refeições mais equilibradas.
      Mas Clara acredite em mim...primeiro estranha-se e depois entranha-se! Mesmo!
      Da minha parte sinta-se completamente à vontade (mesmo!) para por as dúvidas que quiser e ajudá-la a melhorar a alimentação!

      Um beijinho e muito bem vinda ao blog! :D

      Eliminar