domingo, 24 de julho de 2016

Pizza de figo, rúcula e cebola caramelizada [e uma base diferente]

Meus amores tenho a dizer-vos que desde o ano passado que esta pizza andava prometida ao mano, mas entretanto o timming dos figos passou e lá tivemos que esperar até que um novo ano chegasse! Pois bem...mal os figos começaram a aparecer e vi uma base de pizza super light e bem diferente no blog da querida Joana do Lemonaid pensei logo "É desta que vai sair a pizza para o mano!"
E agora vocês perguntam: Valeu a pena a espera? 
E o mano (e eu) respondemos que valeu taaaaaaaaanto a pena! É que ficou absolutamente maravilhosa! Ai...mas tão tão boa! Não é mano?
A base...é com claras (tipo uma fritata de claras) que é precisamente a parte menos calórica e praticamente sem colesterol do ovo! E digo-vos já que fica uma base bem interessante!
Proponho-vos que se experimentarem esta ou outras receitas partilhem a foto comigo por email ou pelo facebook! Combinado?




Ingredientes

♥ Para a Base

6 claras de ovo
Sal Marinho integral q.b.
Pimenta preta q.b.
1 colher chá de orégãos
1 colher sopa de tomilho


♥ Para a Recheio

Cebola caramelizada (2 cebolas médias + 1 fio de azeite + 2 colheres sopa vinagre balsâmico + alho em pó + sal e pimenta preta q.b.)
3 Figos cortados em meias luas
Rúcula
Queijo fresco light
Pitada de sal
Pimenta preta q.b.
Tomilho
Fio de mel (pouco)










Preparação


 Ligue o forno a 170ºC e forre uma tarteira com papel vegetal. Agora irá tratar da base da pizza bem simples: num recipiente coloque todos os ingredientes da base e bata com um garfo ligeiramente, somente para deslaçar as claras (como faz para a omelete). Despeje para a tarteira previamente forrada, distribua uniformemente as claras e leve ao forno até que comecem a ficar cozinhadas. Retire e reserve.

 Enquanto a base está no forno prepare a cebola caramelizada. Corte em meias luas a cebola e coloque numa frigideira. Junte o fio de azeite, o vinagre balsâmico e tempere com pimenta, sal e alho em pó. Deixe cozinhar lentamente até que a cebola esteja bem bem molinha. Após isso, retire do lume e reserve.

 Passamos então à parte mais fácil: recheie a pizza colocando na base a cebola, depois os figos intercalados com a rúcula e o queijo fresco esfarelado e distribuído por entre os figos e rúcula. Finalmente tempere com umas folhinhas de tomilho, uma pitada de sal e pimenta preta triturada no momento e por fim um discreto fio de mel aqui e ali.

 Leve ao forno a 180ºC até que a pizza obtenha um tom dourado, dando tempo para o queijo derreter e o figo libertar o seu doce dando aquele toque caramelizado.

 E delicie-se com esta delicia como nós nos deliciámos. 

PS: A base parecerá muito mole no imediato ao sair do forno, mas à medida que vai arrefecendo ficará mais durinha. Deverá ter cuidado ao separar a base do papel vegetal.





Sem comentários:

Enviar um comentário