sábado, 9 de julho de 2016

Mini-panquecas de Morango, Côco e Chia

Ai que vamos começar este fim de semana com uma receita de fazer crescer água na boca e que tenho a certeza que quererão te-la na vossa mesa de pequeno almoço!

PANQUECAS DE MORANGO, CÔCO E SEMENTES DE CHIA

E tenho que vos confessar que até há bem pouco tempo nunca tinha feito panquecas! Não sei porque mas só se faziam crepes em minha casa! :O 
Nem sequer tinha bem noção da textura ideal que a massa deve ter: liquida o suficiente para que quando a metem na frigideira se espalhe mas espessa q.b para que não se espalhe de mais e fique com aquela alturinha perfeita - ao contrário da massa dos crepes que deve ficar mais liquida para que se espalhe completamente e fique uma camada fina! Sabem que está na altura de as voltar (e consequentemente já estão despegadas) quando vos começam a aparecer umas bolhinhas na superficie das panquecas! Ok?
Ora um dia vi uma receita de panquecas que tinham um aspecto fenomenal e nessa altura decidi que tinha mesmo que experimentar! Desde ai a minha mãe ficou uma fã incondicional (e eu também! Ai não era para dizer!) e fui experimentando varias versões de acordo com os ingredientes que tinha ali à mão! 
Só vos digo...Ou eu dou um ralhete a sério para ninguém mexer até eu acabar de cozinhar toda a massa e chego ao fim com um prato bem cheio com estas meninas lindas, perfeitas, deliciosas... ou se me descuido, cada vez que alguém passa pela cozinha lá vão mais umas e acabo com um mini prato com meia dúzia delas!




Ingredientes

Para a massa
2 ovos
1 colher de mel
3 colheres sopa bem cheias de iogurte vegetal de amêndoa Provamel
1 chávena mal cheia de Farinha de Espelta
1 colher sopa fermento
Água q.b.
2 colheres sopa de canela
1 colher chá de óleo coco derretido (ainda não testei...mas acredito que este seja um ingrediente opcional!)

♥ Para a cobertura
Morangos em lascas
Côco ralado
Sementes de chia
Canela em pó

♥ Servir com
Iogurte natural vegetal
Morangos
Mirtilos
Hortelã




Preparação

 Comece por preparar a massa: Parta os ovos para uma taça grande (onde ficará toda a massa das panquecas) e junte o mel. Com uma batedeira bata bem, até obter uma textura bem aveludada.

 Agora junte ao preparado anterior o iogurte e bata mais um pouco, apenas o suficiente para misturar tudo. Junte a farinha, o fermento e a canela e bata mais um pouco (se vir que nesta fase a massa está muito espessa para bater junte já o óleo de côco). 

 Finalmente junte água, pouco a pouco, até obter um género de massa de bolo, com a consistência descrita em cima! E está pronta a massa.

 Antes de começar a cozinhar as panquecas está na altura de preparar os outros ingredientes: corte os morangos em lâminas mais ou menos grossas e coloque numa tacinha o côco ralado e noutra as sementes de chia. Leve tudo para perto do fogão, inclusive a massa das panquecas e a canela em pó.

 Numa frigideira antiaderente em lume médio, sem adição de qualquer gordura, vá colocando pequenas porções de massa (1 colher de sopa cheia se fizer mini panquecas ou 1 concha de sopa mal cheia de fizer panquecas grandes!) de modo a formar uns círculos. Rapidamente, por cima desses círculos, coloque umas fatias de morangos, canela, côco e chia. Quando se começarem a formar bolhinhas na superfície da panqueca voltada para si, está na altura de voltar a panqueca com ajuda de uma espátula (as panquecas irão despegar muito facilmente!). Deixe cozinhar mais um pouco e retire para um prato deixando arrefecer.

 Repita o processo até terminar a massa!

 Finalmente, para um pequeno-almoço perfeito, sirva com umas colheres de iogurte vegetal, mais morangos, mirtilos e hortelã. E boa sorte para a tentativa de se conter a comer estas deliciosas panquecas com a suculência e sabor perfeito dos morangos! 




 E BOM DIA ALEGRIA!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário