domingo, 31 de julho de 2016

Panquecas de Maçã e Canela com Caramelo de Malte e Maçã |As melhores de sempre|

 Bem...Julho está a acabar e com ele as férias!
Mas se estão a achar que me deixo abater assim com tão pouco!?Esqueçam! 
É o meu último dia de férias e tenciono aproveitá-lo com toda a pompa e circunstância dos outros dias de férias!
E para isso nada melhor do que começar este domingo mais fresco com estas belezas que aqui tenho!

São umas Panquecas de Maçã e Canela adoçadas com mel, absolutamente maravilhosas(as melhores de sempre! Acreditem em mim!) e que depois para desgraçar ainda mais a coisa acrescentei um Caramelo de Maçã que é super fácil de fazer e que é adoçado com malte de cevada que lhe dá um sabor de toffee, sabem? Algures entre um toque de  café com um toque de caramelo torradinho! Têm que experimentar! Fica tão bom!

Esta é uma receita de sabor completamente decadente! Mas pessoal, se não quiserem que o pecado seja grande desde já vos digo que só as panquecas de maçã e canela já vão fazer do vosso pequeno almoço um verdadeiro manjar!




Ingredientes

♥ Para a Massa das Panquecas
2 ovos
1 colher de mel
3 colheres sopa bem cheias de iogurte natural vegetal
1 chávena mal cheia de Farinha de Espelta
1 colher sopa fermento
2 colheres sopa de canela
Água q.b.


♥ Para a cobertura das panquecas
Maçã em lascas
Canela em pó


Para o Caramelo de maçã e Malte
2 Maçãs em lascas
2 colheres de chá de Oleo de Côco
2 colheres de sopa de Malte de Cevada
200ml de Leite de amêndoa





Preparação

 Comece por preparar a massa: Parta os ovos para uma taça grande (onde ficará toda a massa das panquecas) e junte o mel. Com uma batedeira bata bem, até obter uma textura bem aveludada.

 Agora junte ao preparado anterior o iogurte e bata mais um pouco, apenas o suficiente para misturar tudo. Junte a farinha, o fermento e a canela e bata mais um pouco (se vir que nesta fase a massa está muito espessa para bater junte já um pouco de água). 

 Finalmente junte água, pouco a pouco, até obter um género de massa de bolo. E está pronta a massa.

 Antes de começar a cozinhar as panquecas vá agora tratar do caramelo de maçã. Numa frigideira coloque as lascas da maçã, o óleo de côco e o malte de cevada. Leve a lume baixo e deixe a maçã cozinhar até estar molinha e caramelizada (vá mexendo de vez em quando). Junte então o leite de amêndoa, pouco a pouco, e vá mexendo até engrossar ligeiramente e obter uma espécie de caramelo bem delicioso.

 Chegou então a altura de confeccionar as panquecas. Leve as lascas da maçã e a canela para perto do fogão. Agora, numa frigideira antiaderente em lume médio, sem adição de qualquer gordura, vá colocando pequenas porções de massa (1 colher de sopa cheia se fizer mini panquecas ou 1 concha de sopa mal cheia de fizer panquecas grandes!) de modo a formar uns círculos. Rapidamente, por cima desses círculos, coloque as lascas da maçã e a canela. Quando se começarem a formar bolhinhas na superfície da panqueca voltada para si, está na altura de voltar a panqueca com ajuda de uma espátula (as panquecas irão despegar muito facilmente!). Deixe cozinhar mais um pouco e retire para um prato deixando arrefecer.

 Repita o processo até terminar a massa! 

 Sirva as panquecas com o caramelo de maçã e polvilhadas com canela e perca-se neste verdadeiro manjar!





Sem comentários:

Enviar um comentário