segunda-feira, 6 de junho de 2016

Falafel de nozes e avelãs

Já aqui vos falei de uma receita feita com grão típica do médio oriente: o hummus (receita aqui). Pois bem, hoje tenho outra receita com grão para vocês, também típica do médio oriente: Falafel! Umas bolinhas, habitualmente fritas, super saborosas que tanto servem como entrada, como proteína numa refeição principal. São deliciosos!
A minha versão claro que tinha que levar uns ajustes...começando logo pela parte do fritar! Fi-las no forno e enriqueci-as com oleaginosas e legumes para que ficassem mais equilibradas! No fim o toque dos cominhos dá-lhe um toque tão especial e um sabor tãooo bom!
Esta foi também receita do workshop "Entradas sem pecado" e ficou aprovada! :D



Ingredientes (Faz 26)

 1 Lata de grão cozido (260g) em água e sal (sem conservantes)

 50g de avelãs

 50g de nozes

 1 Cenoura grande cozida

 1/2 Cebola nova

 2 Dentes de alho

 1/4 Pimento verde

 1/4 Pimento vermelho

 1 Mão de salsa

 1 Mão de coentros

 1 Colher de chá de cominhos

 Alho em pó e sal marinho integral q.b.

 Sementes de linhaça q.b.

 Azeite para pincelar o tabuleiro 





 Preparação

 Num triturador comece por picar a cebola e o alho. Transfira para um recipiente grande (onde colocará toda a massa das bolinhas) e reserve.

 Agora, no mesmo triturador adicione as nozes, as avelãs, a cenoura cozida em rodelas grosseiras, os pimentos, o grão, a salsa, os coentros e os temperos (cominhos, alho em pó e sal marinho integral). Triture tudo grosseiramente e transfira para o recipiente onde se encontra a cebola e o alho. Misture tudo. Reajuste temperos se necessário. Reserve.

 Num moinho de café triture a linhaça (deverá tritura-la no momento para que algumas boas propriedades da mesma não se percam) e transfira para uma tacinha.

 Entretanto prepare um tabuleiro de ir ao forno pincelando-o com azeite ou colocando uma folha de papel vegetal no fundo.

 Está na altura então de moldar os “falafeis”: Com uma colher retire porções de massa e molde bolinhas. Passe-as pela linhaça moída e coloque-as no tabuleiro.

 Leve ao forno a 170º durante cerca de 20 minutos (este tempo poderá variar de acordo com o forno que tenha), até que as bolinhas estejam douradinhas.

 Retire do forno. Deixe arrefecer um pouco e sirva-as.





Sem comentários:

Enviar um comentário