terça-feira, 21 de junho de 2016

Caril de Seitan e cogumelos

Acho que esta é a primeira receita que vos trago de Seitan. No entanto confesso que é uma das proteínas vegetais de que gosto bastante e tem muito potencial (nem sei como é que só agora estou a publicar uma receita com este ingrediente! :o)
Uma receita bem bem simples e rápida de fazer e que leva pouquíssimos ingredientes. A única coisa que realmente vos recomendo é que deixem o seitan marinar um bom tempo (1 hora no mínimo).
O seitan, para quem não sabe, é feito à base de água e glúten que depois é cozido em shoyu adquirindo uma textura mais dura e esponjosa. Tem uma metabolização um pouco mais lenta do que o tofu por exemplo, mas é bastante rico em proteína, fibras e minerais e contem muito pouca gordura. É perfeitamente recomendado numa alimentação equilibrada, alternando com outras proteínas e é óptimo substituto da carne. 

Atenção que por conter glúten não é adequado para doentes celiacos, intolerantes ao glúten!




Ingredientes

 Para a marinada

1 lata de leite de côco light
1 colher chá de alho em pó
2 colheres de sopa de caril de madras
1 colher de sopa de açafrão das indias
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.

 Seitan cortados em “bifinhos” com cerca de 0,8cm

 Cogumelos Paris

 Coentros q.b.






 Preparação

 Comece por preparar a marinada juntando todos os ingredientes e misturando tudo. Prove a marinada e se necessário reajuste algum tempero.

 Entretanto, corte os bifes de seitan e diponha-os na marinada de modo a ficarem totalmente cobertos. Deixe marinar, no frigorifico, no minimo 1 hora.

 Quando os bifes já tiverem ganho sabor, coloque tudo num tacho, junte os cogumelos e deixe cozinhar durante meia hora, quarenta minutos. Novamente se necessário reajuste temperos.

 No fim junte os coentros ligeiramente picados e sirva com uns gomos de limão e polvilhado com pimenta preta moída no momento. 

 PS: De um dia para o outro o prato ainda adquire mais sabor!





Se quiserem uns pratos, copos, canecas ou talheres lindos como os das fotografias...o plano é muito simples: é só irem à DeBORLA!

Sem comentários:

Enviar um comentário