domingo, 26 de junho de 2016

Bolo de Legumes

De visita à casa dos papás, lá havia um bolinho de iogurte para comer, feito pela mãe. Ora eu que andava a testar comidas para o workshop de receitas saudáveis para a praia (que foi ontem e adorei!), vai dai o que é que me lembro?! E se eu fizesse o bolo de iogurte mas versão salgada?
O açúcar passava a sal, especiarias e ervas aromáticas. O iogurte substituia-se por iogurte vegetal para uma versão vegetariana. O óleo passava a azeite para uma versão mais saudável. E os legumes entravam definitivamente no plano!
E lá fui eu para a cozinha testá-lo! E não é que ficou uma beleza?!:D
A lista imensa de ingredientes não é para assustar...é que na prática resume-se mesmo a muitas especiarias, ervas aromáticas e legumes... e que podem usar os que tiverem no frigorífico! 
No fim o molhinho rápido de iogurte dá-lhe um charme daqueles bons, sabem?




Ingredientes

♥ Para o bolo 

5 Ovos

4 Colheres de sopa de iogurte vegetal

Meia chávena de azeite

1,5 Chávenas de farinha

1/2 Chávena de farinha integral

1 Colher sopa de Fermento

1/2 Chávena de água da cozedura das ervilhas (poderá não ser necessário)

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

½ Colher chá de Noz-moscada

½ Colher chá de Cominhos

½ Colher chá de Açafrão-das-Índias

½ Colher chá de Pimentão Doce

½ Colher chá de Paprika

½ Colher chá de Caril

Raspa de 2 limões

Molhinho de coentros

Molhinho de cebolinho

2 Cenouras

½ Pimento

1 Chávena de Ervilhas

½ Cebola picada


♥ Para a cobertura

½ Chávena iogurte vegetal

1 Dente de Alho

1 Colher chá de Mel

Molhinho de Coentros

Sal Marinho integral q.b.

Pimenta preta q.b.

Água q.b.

Azeitonas pretas para a decoração







Preparação

 Comece por preparar os vegetais que irá utilizar no bolo. Coloque num tacho 2,5 chávenas de água com um pouco de sal e quando esta estiver a ferver, verta as ervilhas (congeladas ou frescas) e deixe-as cozerem até estarem mais molinhas.

 Entretanto rale 1 cenoura grosseiramente e corte a outra em cubinhos. Corte o pimento em tiras mais ou menos curtas e pique a cebola. Pique grosseiramente os coentros e o cebolinho. Reserve os legumes e ervas aromáticas que preparou até aqui.

 Agora é altura de tratar da massa do bolo. Não se assuste com a quantidade de ingredientes, pois a maior parte são especiarias e temperos. Coloque os ovos num recipiente onde irá confeccionar a massa do bolo e bata-os, com a batedeira, muito bem batidos (até ficarem aveludados).

 Entretanto adicione o iogurte e bata mais um pouco, apenas o suficiente para misturar o iogurte com os ovos. Junte a farinha e o fermento e bata mais um novo, novamente apenas o suficiente para misturar tudo.

 Finalmente junte o azeite, as especiarias (noz moscada, cominhos, pimentão doce, Açafrão das Índias, Paprika e Caril), um pouco de sal e um pouco de pimenta preta e bata mais um pouco.

 A partir daqui deixará de usar a batedeira e deverá usar uma colher de pau ou um salaza. Junte as raspas dos limões, os legumes (cenoura, cebola, ervilhas e pimento) e as ervas aromáticas (coentros e cebolinho) e envolva tudo. Reajuste temperos se necessário e se achar que a massa está muito espeça, junte um pouquinho de água de cozedura das ervilhas (isto dependerá do quanto escorreu as ervilhas que adicionou à massa).

 A massa do bolo está finalmente pronta. Despeje-a numa forma redonda com buraco, de silicone (ou se não for de silicone, deverá barrá-la com óleo de côco e polvilhá-la com pão ralado) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora (este tempo varia de forno para forno).

 Quando fizer o teste do palito e o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer ligeiramente para então desenformá-lo.
Trate então do molho de iogurte: junte o iogurte, o dente de alho esmagado por um esmagador de alho, o mel, os coentros picados, o sal e pimenta preta e mexa tudo muito bem. Junte um pouquinho de água de modo a que o molho adquira uma textura mais liquida e escorra quando o colocar por cima do bolo.

 Decore então com o molho de iogurte, coentros e azeitonas e sirva uma bela fatia.





Sem comentários:

Enviar um comentário