domingo, 19 de junho de 2016

Arroz selvagem de frutos secos

Bom dia! Bom dia! :) Ontem foi dia de vos inspirar com um belo piquenique...fotos que não eram minhas mas que podiam tão bem ser (não fosse eu não ter a câmara comigo), pois piquenicar é algo de que gosto muito! 
E ainda há bem pouco tempo lá foi mais um! No Fluviário de Mora, conhecem? Um espaço super agradável, lindíssimo, com parque de merendas e grelhadores, praia fluvial e um passadiço em madeira sempre à beira rio que me encanta!:)
Eu fiquei de levar os acompanhamentos. E foi assim que a minha cesta se encheu de coisas boas! Claro que este belíssimo arroz selvagem de frutos secos ia lá no meio! Muito bom! Aprovado! 
Querem a receita?

NOTA: Sobre o arroz selvagem, este é sem dúvida a melhor opção de entre os vários arrozes, pois tem um menor teor de hidratos de carbono (complexos) e uma maior riqueza em micronutrientes. No entanto, é uma opção um pouco mais dispendiosa, infelizmente! Por isso têm como boas alternativas o arroz basmati e o arroz de bago longo integral! 

Curiosidade: Em geral quanto mais redondo é o bago, maior a quantidade de amido no arroz, o que irá conferir uma maior cremosidade e menor soltura do arroz após ser cozinhado. Daí que se pretende um arroz soltinho, deverá usar bago longo e preferencialmente lavá-lo em água corrente antes de o cozinhar até que a água comece a ter uma cor mais transparente (a cor branca inicial na água corresponde ao amido que se vai soltando do bago!)




Ingredientes

 1 cebola grande picada

 6 dentes de alho picados

 1 fio de azeite

 2 chávenas de arroz selvagem (ou 1 chávena de arroz Basmati integral + 1 chávena de arroz vermelho integral)

 1/4  chávena de vinho branco

 4 chávenas de caldo de legumes/ água

 Sal marinho integral q.b.

 Pimenta Preta q.b.

 1 mão bem cheia de passas de uva biológicas

 1 chávena de mistura de avelãs, amêndoas e nozes cortados em quartos




Preparação

 Comece por colocar a cebola e o alho numa panela, junto com um fio de azeite e um fio de água. Leve ao lume até que a cebola fique transparente e molinha.

 Entretanto junte o arroz e deixe em lume brando, mexendo de vez em quando, durante uns 10 minutos.

 É então altura de juntar o vinho branco, deixar o arroz absorver um pouco e finalmente juntar o caldo de legumes (eu usei a água da cozedura de umas ervilhas) ou água. Tempere com sal e pimenta preta. 

 Deixe o arroz ao lume com a tampa posta (o tempo varia muito com a qualidade e marca do arroz que usarem).  Quando a água quase toda tiver evaporado e o arroz já estiver quase cozido mas ainda ligeiramente encruado, apague o lume e deixe a tampa, sem o destapar (O arroz acabará de cozer no vapor que se encontra na panela).

 À parte, numa frigideira, coloque as oleaginosas (avelãs, amêndoas e nozes)e deixe-as tostar um pouco mexendo sempre. Retire-os do lume e deixe arrefecer.

 Finalmente é altura de juntar as oleaginosas tostadas e as passas ao arroz, misturando tudo. 




 Já vos disse que o prato lindo castanho é do baú da avó e já tem tantos mas tantos anos? Ai. É que é mesmo giro!

Sem comentários:

Enviar um comentário