domingo, 9 de outubro de 2016

Tarte de maçã invertida |e um obrigada|

Bom dia domingo bom!
Nos últimos dois sábados foi tempo de partilha, de aprender, de ensinar, de desfrutar do bom que é estar atrás de um fogão (quando se gosta)...foi tempo de dois workshops DeBORLA maravilhosos, em Sintra e Setúbal, cujo tema foi "Receitas sem Glúten"! E foi tão bom! Mesmo!
Mas tenho que confessar que apesar de já ter dado alguns, cada um é um, com pessoas diferentes, sítios diferentes, desafios diferentes...e aquele friozinho na barriga, a dúvida de "E agora como é que eu começo?", a incerteza se tudo irá correr bem...ainda me assaltam um atrás do outro! 
Depois começo...e deixo-me levar...e dou por mim a desfrutar realmente de cada bocadinho, de cada pergunta, de cada receita, de cada pessoa, de cada sorriso e conversa trocados entre garfadas...e fico de coração cheio e com o dia ganho! Acreditem! Gosto disto! É que gosto mesmo!

♥ Obrigada pessoas lindas por me fazerem feliz! 

E como não podia deixar de ser...vamos começar com a partilha das delicias dos últimos dias? Siiiiiiimmmmmm! :D 
E a primeira a sair é uma tarte de maçã invertida, super fácil de fazer, deliciosa, saudável, sem glúten, sem lactose, sem açúcar refinado e que idealmente deverá ser feita no forno mas em plano B, se só tiverem fogão também a conseguem fazer! Vamos a isto?




Ingredientes

 Para a maçã
3 a 4 maçãs grandes em lascas
1 colher de sopa de óleo de côco
2 colheres de sopa de mel
3 colheres sopa de canela em pó

 Para a base
2 ovos
1 colher de mel
3 colheres sopa bem cheias de iogurte natural vegetal
1 chávena mal cheia de mistura de farinha sem glúten para bolos
1 colher sopa fermento
2 colheres sopa de canela
Água q.b. (para ajustar textura a textura da massa se necessário)






Preparação

(NO FOGÃO + FORNO)
♥ Comece por lascar a maçã (sem retirar a casca) e colocá-la numa frigideira que possa ir ao forno. Adicione o mel, o óleo de coco e a canela. Misture tudo e leve ao lume durante cerca de 15 minutos, até que a maçã comece a estar cozida.

♥ Enquanto a maçã coze, prepare a massa da base: Bata bem os ovos com o mel e posteriormente adicione o iogurte vegetal voltando novamente a bater. De seguida adicione a farinha, o fermento e a canela, misture tudo. Terá que adicionar água suficiente (cerca de ½ a ¾ de chávena)para que a massa não fique muito espessa. Bata tudo e está pronta a massa.

♥ Uma vez cozida a maçã, certifique-se que está bem espalhada pelo fundo da frigideira. Verta então para cima da maçã a massa que preparou e leve ao forno até que esta esteja cozida.

♥ Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e desenforme para um prato grande. Polvilhe com um pouco de farinha e canela e sirva. Verá que ao desenformar o seu preparado para a base ficará no fundo e terá uma bela e deliciosa tarte de maçã e canela. Bom apetite!


(APENAS NO FOGÃO)
♥ Se não tiver forno em casa, não tem problema. Faça o seguinte. Comece por preparar a maçã num tacho, ao lume, com os ingredientes descritos acima. Quando esta estiver cozida e meio caramelizada, apague o lume e reserve. 

♥ Entretanto prepare a massa da base tal como se descreve no passo 2 de (NO FOGÃO + FORNO). Já está? Então agora verta a massa para uma frigideira anti-aderente já quentinha e deixe-a ao lume um pouco até que comece a ter um aspecto mais sólido (cerca de 3 a 5 minutos). Nessa altura verta, de forma mais ou menos uniforme, o preparado da maçã para cima da massa que entretanto já cozeu um pouco. Deixe mais uns 5 minutos ao lume. 

♥ Agora, para que não queime o fundo, deverá agarrar noutra frigideira do mesmo tamanho que a que está ao lume, colocá-las uma em cima da outra e rápidamente e com a ajuda de um pano para não se queimar, virá-las rapidamente transferindo a tarte de uma frigideira para a outra. Leve ao lume mais uns 10 minutos. 

♥ Finalmente apague o lume e desenforme para um prato grande a tarte. Polvilhe com um pouco de farinha e canela e sirva. Verá que ao desenformar o seu preparado para a base ficará no fundo e terá uma bela e deliciosa tarte de maçã e canela. Bom apetite!










SUGESTÃO: Umas nozes, ou amêndoas junto com a maçã ficarão maravilhosas nesta tarte linda! Experimente!


PRATOS LINDOS TÊM ASSINATURA DeBORLA! CLARO!


1 comentário: