domingo, 23 de outubro de 2016

Crostini de tomate marinado com figos e ovo escalfado

Bom dia! :) Ainda há por ai alguém que tenha uns últimos figos para gastar? Eu!!!! 
Já fiz esta receita há um tempo, mas atrasei-me a publicá-la e quando dei por mim...upssss...os figos estão a acabar! Mas queria mesmo muito partilhá-la com vocês porque dá uma entrada óptima, super rápida de fazer e que tenho a certeza que vão adorar!
Como tem estado a chover e já duvido que encontrem figos frescos por aí, o que vos proponho é que os substituam ou por gomos de dióspiro ou por figos passados! Parece-me que deve ficar bem! Depois digam-me como correu a experiência!
Vamos à receita?





Ingredientes

 Fatias de pão caseiro

 Azeite q.b

 1 dente de alho

 Tomates cherry

 Vinagre balsâmico

 Sal marinho integral q.b.

 Tomilho q.b.

 Figos em gomos (alternativa: figo passado ou gomos de dióspiro)

 1 ovo escalfado por cada fatia de pão






Preparação

♥ É mesmo muito simples. Comece por cortar os tomates cherry em metades e temperá-los com vinagre balsâmico, sal e tomilho. Deixe-os marinar durante no mínimo meia hora. Reserve.

♥ Entretanto corte as fatias de pão e regue-as com um fio de azeite e esfregue o dente de alho cortado ao meio no pão. Leve ao forno até ter um aspecto tostadinho. 

♥ Agora que o pão já está quase pronto e o tomate já marinado, é altura de escalfar os ovos: num tachinho colocam água e umas gotas de vinagre e quando a água estiver a ferver, com uma colher, mexem a água de modo a fazer remoinho. Nesse momento colocam o ovo lá dentro, no centro desse remoinho e deixam-no cozer levemente, de modo a que a gema liberte aquele molhinho bom quando a rebentam! :D

♥ Finalmente é altura de montar o vosso crostini: uma camada de tomate cherry marinado, uns figos em metades aqui e ali, polvilhar com tomilho, colocar o ovo escalfado por cima e finalmente mais um pouco de tomilho (e se necessário uma pitada de sal! 









Sem comentários:

Enviar um comentário