sábado, 15 de outubro de 2016

Croquetes de Peixe com Limão

Bom dia meus amores. 
Não são muitas as receitas de proteína animal que partilho por aqui, mas hoje lá vai uma de peixinho (e desde já vos digo que adoro peixe! É plano de família infalível de domingo ao almoço, no Verão, o meu peixinho grelhado).
São uns croquetes de peixe e limão e são D.I.V.I.N.A.I.S! É receita de workshop mas já os fiz imensas vezes tanto para a família como para amigos e não nos cansamos de os degustar porque são mesmo mesmo bons! Sucesso garantido!
Claro que escuso de dizer que apesar de lhes chamar croquetes, não me ocorre fritá-los num molho de óleo (são feitos no forno praticamente sem gordura). Para além disso não levam farinha, são sem glúten e sem lactose e super fáceis de moldar e fazer! A parte mais demorada é mesmo a de fazer as bolinhas! 
Experimentem a sério! São mesmo mesmo bons!

- Bom fim-de-semana -



Ingredientes

 2 batatas doces médias

♥ 300g de peixe branco cozido

♥ 3 cebolas novas pequenas

♥ 5 dentes de alho

♥ 1 fio de azeite

♥ Sal marinho integral

♥ Pimenta preta moida

♥ Tomilho

♥ 1 mão bem cheia de coentros picados

♥ 1 colher de sopa de cebolinho picado (opcional)

♥ Raspa + Sumo de 1 limão

♥ Pão ralado s/glúten + alho em pó + tomilho + sal










Preparação

♥ Pre-aqueça o forno a 170ºC.

♥ Agora comece por cozer as batatas doces em água e sal. Uma vez cozidas, retire-as do lume, escorra-as, descasque-as e esmague com um garfo. Reserve.

♥ Noutro tacho coza em água e sal o peixe (eu usei lombos/ medalhões de pescada). Uma vez cozido retire-o do lume, desfie-o e junte-o à batata doce.

♥ Agora pique o alho e as cebolas, transfira-os para uma frigideira, regue com um fio de azeite e tempere com um pouco de sal, pimenta preta e tomilho. Quando a cebola estiver amolecida junte a mistura da batata com o peixe e adicione a raspa e sumo de limão.

♥ Junte finalmente os coentros e o cebolinho picados, misture tudo e reajuste temperos se necessário. Retire do lume e reserve.

NOTA: Não triture completamente a massa, pois os croquetes ficam muito melhores com alguma textura no interior.

♥ À parte, numa taça coloque um pouco de pão ralado e tempere com sal, alho em pó e tomilho.

♥ Prepare um tabuleiro barrado com um fio de azeite para que as suas bolinhas não fiquem coladas no fundo. Molde agora bolinhas com a massa que fez, passe-as pela mistura de pão ralado e coloque-as no tabuleiro. Repita o processo até terminar a massa.

♥ Leve o tabuleiro ao forno a 170ºC, coberto com papel de alumínio nos primeiros 15 minutos e posteriormente retire o papel e deixe-as dourar. Retire do forno e coma-as!:D








Sem comentários:

Enviar um comentário