quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Croquetes de arroz, ervilhas e cogumelos

Não sei se vos acontece, mas volta e meia aqui por casa faz-se uma quantidade mais generosa de arroz e no fim acaba por se comer a proteína toda e lá sobra o arroz. 
Ora, sempre fui educada a não desperdiçar comida e não tenho qualquer problema em comer "redom" (restos de ontem xD), no entanto, às vezes também cansa andar um tempo seguido a comer o mesmo e portanto volta e meia agarro no que sobrou e dou-lhe uma "nova cara". E foi isso mesmo que fiz com umas sobras de arroz...reinventei!
Junta-se umas ervilhas, uns cogumelos e mais uns pauzinhos e estão uns croquetes feitos num instante. Apesar de não ter utilizado, porque não tinha em casa na altura, parece-me que a hortelã ficaria perfeita nesta receita.





 Ingredientes

♥ Para o arroz (este é um arroz básico, mas usem o arroz que vo sobrou, feito à vossa maneira!)
1 cebola
5 dentes de alho
1 fio de azeite
1 tomate maduro
1 chávena de arroz integral (usei do Uncle Bens)
2,5 chávenas de água
Alho em pó
Sal marinho integral
Pimenta preta

♥ Para os cogumelos
200g cogumelos paris/ brancos
Tomilho
Sal marinho integral
Alho em pó

♥ 1 caneca de ervilhas cozidas

♥ 1 mão bem cheia de salsa

♥ Hortelã (opcional)

♥ Para temperar
Alho em pó
Sal marinho integral
Tomilho

♥ Para a cobertura
Pão ralado (sem gluten se for intolerante ao gluten)
Tomilho
Alho em pó
Sal marinho integral
Raspa de 1 limão






Preparação 

♥ Este primeiro passo é apenas para o caso de preparar o arroz de base: Pique bem a cebola e o alho e coloque numa panela com um fio de azeite. Leve ao lume até que a cebola comece a amolecer e junte de seguida o tomate e o arroz. Deixe-o fritar um pouco durante uns 5 minutos e entretanto junte a água e tempere com alho em pó, sal e pimenta. Quando estiver quase cozido apague o lume e deixe a tampa (acabará de cozer com o vapor que se forma no interior da panela tapada).

♥ Prepare os cogumelos, cortando-os em quartos e coloque-os numa frigideira com sal, tomilho e alho em pó q.b., levando ao lume até que comecem a libertar alguma água. Retire-os do lume e junte ao arroz que preparou.

♥ Finalmente coza as ervilhas em água e sal, escorra-as quando estiverem cozidas e junte também ao arroz. Junte a salsa, a hortelã e ajuste os temperos com alho em pó, sal e tomilho. Com a varinha mágica triture grosseiramente esta mistura de modo a que uma pare fique em puré quase e outra fique parcialmente desfeita de modo a que os croquetes fiquem com textura no interior. E está preparada a massa dos croquetes.

♥ Agora num prato de sopa coloque um pouco de pão ralado e tempere-o com tomilho, alho em pó, sal e raspa de limão.

♥ Entretanto com a massa dos croquetes molde rolinhos em forma de salsicha e passe-os pela mistura de pão ralado. Repita o processo até acabar a massa. 

♥ Disponha os croquetes num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-os ao forno a 170ºC até ficarem douradinhos.









Sem comentários:

Enviar um comentário