terça-feira, 11 de outubro de 2016

Panquecas de batata-doce

Hoje a receita que vos trago é parte de um receita do último workshop, em Setúbal! 
Panquecas de batata-doce!
As cores de Outono fazem-se anunciar. Os figos despedem-se e os diospiros e romãs tomam conta do meu frigorífico. O cheirinho a abóbora e batata-doce assada assalta-me!
Em cada ida a casa dos pais a pergunta repete-se: precisas de batata-doce? Leva! E lá vêm mais uma umas quantas! E eu não me importo! Mesmo.
Ora para esta receita, nada mais simples...cozer a batata doce e adicioná-la a uma receita base de panquecas. O que ganham com isso? Umas panquecas deliciosas, super fofas (provavelmente as mais fofas que já fiz) e adoçadas em parte de forma bem natural!
A receita? Está aqui e é só seguir!




Ingredientes

 2 batatas doces médias cozidas

 2 ovos

 2 colheres de mel

 1 colher de chá de fermento sem glúten

 250ml de leite vegetal (usei de aveia)

 2 colheres de sopa de canela

 ¾ chávena de mistura de farinha sem glúten para bolos

 Água q.b.

 Para servir: amêndoa torrada + morangos em sumo e raspa de 1 laranja + canela









Preparação

♥ Comece por preparar a massa das panquecas. Bata muito bem os dois ovos e de seguida junte a batata-doce desfeita em puré. Volte a bater com a batedeira. Junte o mel e volte a bater. Junte agora a farinha, o fermento e a canela, comece a bater e se estiver muito espessa a massa junte já o leite vegetal. Bata bem. Finalmente ajuste a textura da massa adicionando-lhe água q.b.

 Numa frigideira antiaderente em lume médio, sem adição de qualquer gordura, vá colocando pequenas porções de massa (2 colheres de sopa cheias) de modo a formar uns círculos. Quando se começarem a formar bolhinhas na superfície da panqueca voltada para si, está na altura de voltar a panqueca com ajuda de uma espátula (as panquecas irão despegar muito facilmente!). Deixe cozinhar mais um pouco e retire para um prato deixando arrefecer. Repita o processo até terminar a massa! 

♥ Sirva com morangos em metades demolhados em sumo e raspa de 1 laranja, polvilhados com amêndoa lascada discretamente tostada e canela.






Sem comentários:

Enviar um comentário