domingo, 25 de setembro de 2016

Tofu com broa |Perfeito|

Bom dia! Eu sei que já não é cedo cedo mas pode ser que ainda vá a tempo do vosso almoço de domingo! É que esta receita é daquelas mesmo bonitas em todos os sentidos: fica mesmo deliciosa (garanto que não vão achar menos que o bacalhau com broa!:) ), tem uma apresentação linda, é uma receita saudável e mais uma vez é muitíssimo equilibrada nutricionalmente!
O tofu é a vossa proteína e é bastante completa, os legumes passeiam-se pelo prato entre a cebola e os espinafres...que vos vão dar uma boa dose de ferro e o hidrato de carbono lá vai estar ele na batata doce e na broa que utilizam.
Este é um prato que sem dúvida serviria na minha mesa de Natal (e faltam 3 meses! Yeeee) e quem o provou aprovou! Quanto ao trabalho que dá...não é muito, requer simplesmente alguma organização, pois o tofu precisará de marinar durante 1 horinha e todo o prato é feito por camadas...mas nada de muito complicado. 
Vamos a isto?




Ingredientes

 Para a marinada
1 folha de louro
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de cebolinho seco
Sal marinho integral q.b.
125ml de molho de soja
250g de Tofu

 Para a cebolada
6 dentes de alho
3 cebolas médias
1 fio de azeite
Sal marinho integral q.b.
Pimenta preta q.b.

 Para os espinafres
1 embalagem de espinafres congelados 
Sal marinho integral q.b.

 Para a broa
1/2 broa de milho
1 queijo fresco light (opcional - não use se pretende uma refeição vegan)
1 molho de salsa
Alho em pó q.b.
Sal marinho integral q.b.
1 fio de azeite

 1 Batata doce grande cozida 








Preparação 

♥ Comece por fatiar o tofu em fatias de cerca de meio centimetro. Entretanto junte todos os ingredientes da marinada numa travessa, misture-os e espalhe o tofu por essa marinada. Reserve durante 1 hora mexendo de 10 em 10 minutos para que a marinada cubra o tofu.

♥ Enquanto o tofu marina prepare o resto das camadas. Coloque a batata doce a cozer em água e sal. Quando começar a estar cozida (espete o garfo para saber) retire-a, corte-a em rodelas e reserve.

♥ Agora numa frigideira coloque a cebola cortada em meias luas e os alhos laminados, regue com um pequeno fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Leve ao lume, mexendo de vez em quando, até que a cebola esteja bem transparente e molinha. Transfira este preparado para uma taça.

♥ Trate agora dos espinafres: na frigideira onde fez a cebolada coloque os espinafres, tempere com sal e deixe-os amolecerem ao lume. Retire do lume quando estiverem cozidos e reserve.

♥ Chegou a altura de tratar da broa: num processador junte todos os ingredientes e triture grosseiramente. Se necessário ajuste o tempero com o sal e o alho em pó.

♥ Finalmente chegou a altura de grelhar o tofu. Passada  hora do tofu estar a marinar, escorra a marinada e numa frigideira grelhe o tofu sem utilizar qualquer gordura (deverá grelhar uns 2 minutos de cada lado). Retire do lume e reserve.

♥ Está então pronto para montar o prato. Num tabuleiro ou numa travessa que vá ao forno comece por espalhar os espinafres no fundo do recipiente, depois as rodelas de batata doce, a seguir a cebolada, depois as fatias de tofu grelhado e finalmente a broa por cima. Cubra o recipiente com papel de alumínio e leve ao forno a 170ºC durante uns 15 a 20 minutos, retire o papel de alumínio passado esse tempo e deixe dourar. 

♥ Retire do forno e sirva com uma bela salada! Bom apetite.




 




Toda a mesa linda, loiça, talheres, copo, etiqueta...tem assinatura DeBORLA!


Sem comentários:

Enviar um comentário