Bom dia meus amores! :D Estamos de fim de semana e confesso que este foi aguardado depois da semana à corrida que tive!
Ora e com o tempo mais fresco e depois da querida Liliana do blog Workin Mommin me ter sugerido que postasse mais comida de tacho no blog, apeteceu-me mesmo fazer uma daquelas comidas bem reconfortantes e quentinhas que lembram temperaturas mais baixas! E sai uma feijoada de Pleurotus. Ficou tãaaaao boa!
Para quem não sabe, os Pleurotus são uns cogumelos assim mais carnudos, com uma textura bem diferente do cogumelo Paris (o branco, aquele mais comum) e que confeccionados de certas formas em particular podem até ficar com um aspecto bem parecido a carne desfiada! De sabor são óptimos e se não experimentaram...experimentem que vão gostar! Já aqui postei no blog uma receita que é sucesso garantido lá em casa:
Esta feijoada é super fácil e rápida de fazer e fica absolutamente deliciosa! :D Para além de que é super rica em legumes e tem a proteína vegetal do feijão e alguma do cogumelo. Para acompanhar fiz o arroz de couve flor (receita aqui) e ficou óptimo. No entanto se preferirem acompanhar com um arroz integral por exemplo...é também uma excelente combinação, uma vez que o cereal favorece a absorção da proteína vegetal! Ok?
Bom apetite!
Ingredientes
♥ 2 cebolas
♥ 5 dentes de alho
♥ 1 pimento vermelho
♥ 1 pequeno fio de azeite virgem extra
♥ 2 tomates maduros
♥ 1 lata de feijão manteiga (cozido somente em água e sal, sem conservantes - usei da Horta da compal)
♥ 2 cenouras
♥ 1 colher chá de cominhos
♥ Alho em pó, sal marinho integral e pimenta preta q.b.
♥ 1 taça de cogumelos Pleurotus cortados grosseiramente
♥ 1 taça de couve lombarda cortada em Juliana
♥ 1 mão bem cheia de salsa
♥ Comece por laminar os alhos, laminar as cebolas em meias luas e cortar o pimento em cubos. Coloque tudo numa panela (usei daquelas de ferro bem pesadas mas podem usar outra que tenham, não há problema!), regue com um fio de azeite, coloque um pouco de sal e leve ao lume.
(NOTA: O objectivo de meter sal nesta fase do refogado é obrigar os legumes a libertarem água, impedindo assim o azeite de alcançar uma grande temperatura!)
♥ Agora descasque o tomate, corte-o em cubos e junte ao refogado quando a cebola começar a estar molinha.
♥ Junte então o feijão manteiga e a cenoura cortada em rodelas finas e tempere com sal, pimenta preta e os cominhos. Nesta altura se achar que está com pouco molho não tenha problemas em juntar água (eu juntei 1 copo de água). Deixe cozinhar uns 10 minutos.
♥ Finalmente junte os cogumelos Pleurotus e a couve lombarda. Reajuste temperos se necessário. Deixe a couve cozer e quando esta começar a ficar mais molinha, junte a salsa, mexa e apague o lume.
♥ Sirva com uns raminhos de salsa por cima e bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário