sábado, 3 de setembro de 2016

Cocotte de tomatada com ovos escalfados

Bom dia!! Estava mortinha por vos trazer esta receita! Olhem só para a beleza destas meninas! Estou apaixonada completamente! São umas cocottes de tomatada com ovos escalfados!
Para quem não sabe, as cocottes são estas mini panelinhas, de dose individual e que podem ir ao forno! Há em várias cores e são tão fofinhas! Comprei-as na DeBORLA e estava desejosa de as utilizar!
Ora e que melhor uso lhes podia dar do que esta receita tão tão simples e tão reconfortante que sem dúvida alguma me recorda velhos tempos e o fim do verão!
Os tomates abundam nesta época e muitas vezes não sabemos que uso lhes dar. Em casa dos avós e dos pais este sempre foi o nosso plano A (e muitas vezes o B :p) para os gastar e não é que ainda não nos fartámos?! É que fica mesmo muito bom, é uma comida saudável porque mal leva gordura, é riquissima em antioxidantes (ou não fosse o tomate um fruto vermelho) e tem o equilíbrio da proteína trazida pelo ovo e é mesmo rápida de preparar. 
Querem saber como se faz? Ora vejam lá!

PS: Não façam como eu que na última vez que fiz...distrai-me um bocadinho com o sal! xD




Ingredientes

 6 dentes de alho

 2 cebolas grandes

 7 tomates maduros descascados

 1 fio de azeite

 Sal marinho integral q.b.

 Pimenta preta q.b.

 1 colher de chá de Açafrão-das-Índias

 2 folhas de Louro

 3 ovos

 Oregãos q.b.






Preparação 

♥ Comece por cortar o alho em finas rodelas e a cebola em meias luas. Transfira para um tacho (eu usei daqueles de ferro bem pesados mas podem fazer numa panela normal), adicione as folhas de louro, uma pitada de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao lume até que a cebola amoleça.

♥ Enquanto deixa o refogado fazer-se, trate dos tomates! Descasque-os e corte-os em cubinhos. Adicione ao preparado da cebola com o alho, junte o açafrão das índias e reajuste temperos. Deixe o tomate cozinhar, com o tacho destapado para que parte da água se evapore (cerca de 15 a 20 minutos).

♥ Finalmente, quando já estiver praticamente feita a tomatada parta os ovos para dentro da mesma e regue com uma porção de folhas de oregãos. Deixe os ovos cozinharem (de modo a que a gema ainda esteja um pouco liquida no interior) e de seguida apague o lume e sirva nas cocottes lindas com umas fatias de pão.

PS: Os oregãos deverão adicionar-se já no fim uma vez que se adicionados no inicio com a cozedura irão conferir um sabor amargo à comida...algo que não queremos que aconteça! :)










Sem comentários:

Enviar um comentário