sábado, 17 de setembro de 2016

Pão de Curgete |sem gluten|

Bom dia! Bom dia! Estamos de fim de semana! (Adoro) E o meu vai ser de muita comidinha para a família com amor! :D
Mas antes de me colar à cozinha o pequeno almoço foi reforçado e teve surpresa! Decidi fazer um pão rápido e ficou muito bom. 
A textura é tipo bolo, com um toque adocicado de fundo mas depois é salgado ao mesmo tempo. Depois é só acompanhar com outras coisas que costumem usar para meter o vosso pãozinho (um hummus, um guacamole, um patê, ou o fiambre e o queijo se ainda costuma usar ai em casa!) 
Estou seriamente a pensar fazer novamente esta receita mas metendo outras especiarias e ervas aromáticas. Acho que vai ficar óptimo. 

DICAS: Podem substituir o óleo de côco por azeite! Utilizei farinha de arroz para que esta fosse uma versão sem gluten...mas podem utilizar outra que tenham em casa, de preferência não refinada. A amêndoa é opcional mas dá-lhe uma crocancia boa...no entanto pode também usar nozes ou avelãs por exemplo.




Ingredientes

 1/3 chávena de óleo de côco (ou azeite virgem extra)

 2 colheres de sopa de mel

 2 ovos

 1/2 chávena de água

 1 colher chá de bicarbonato

 2,5 chávenas cheias de farinha de arroz

 2 chávenas de curgete ralada grosseiramente (o equivalente a 1 curgete pequena)

 3/4 chávena de amêndoa laminada

 1 colher de sopa de canela

 1/4 noz moscada ralada

 1 colher de chá de erva doce

 1 pitada de sal marinho integral

 Cebolinho para espalhar por cima após estar confeccionado o pão






Preparação 

♥ Comece por pré aquecer o forno a 180ºC.

♥ Agora, no recipiente onde irá colocar todos os ingredientes da massa do pão, comece por juntar o óleo de côco derretido com o mel e mexer bem. De seguida adicione os ovos e com uma batedeira bata muito bem.

♥ Junte agora ao preparado a água e misture e de seguida junte a farinha com o bicarbonato. Bata ligeiramente de modo a obter uma massa de textura mais ou menos espessa. 

♥ Adicione agora a curgete grosseiramente ralada (não retire a casca pois dará uns toques verdes ao pão bem interessantes), a amêndoa, o sal e as especiarias (canela, noz moscada e erva-doce). Misture tudo com o salazar ou uma colher de pau.

♥ A massa está então preparada. Verta-a para uma forma rectangular de silicone e leve ao forno até que esteja cozido (faça o teste do palito para confirmar). Retire, desenforme quando este estiver morno e sirva com cebolinho grosseiramente picado polvilhado por cima.

Nota: Se não tiver forma de silicone use a tradicional de aluminio...mas não se esqueça de a barrar com azeite ou manteiga e polvilhar com farinha.

♥ Bom apetite.







Sem comentários:

Enviar um comentário