terça-feira, 6 de setembro de 2016

Barrinhas de cereais |alperce, chocolate e amendoim|

Em época de regresso às aulas (e os pais ao trabalho) a azáfama da preparação da lancheira para levar no dia seguinte recomeça! 
Ora a minha proposta de hoje vem ao encontro de um lanche perfeito, bastante equilibrado e que nem por isso dá muito trabalho a fazer! 
Barrinhas de cereais!
Apesar de existirem no supermercado, digo-vos já que têm que fugir delas...é que contrariamente ao que o senso comum diz, estas barrinhas que se passeiam nas prateleiras não são nada amigas da vossa saúde pois são riquíssimas em açúcar e gordura (e isto é válido também para os cereais do pequeno almoço!). Mas não pensem que está tudo perdido...há barrinhas boas e vou ensinar-vos a fazê-las em casa para mandarem na lancheira das vossas crianças (e graúdos também :P).
São muito fáceis de fazer! O único cuidado que têm de ter é o de quando as tiram do forno, não deverão deixá-las arrefecer completamente para as cortar...é que nessa altura já estarão estaladiças e vão-se partir todas ao meterem a faca. Cortem-nas enquanto ainda estão mornas e só depois é que deixam arrefecer o que falta. Combinado?




Ingredientes

 6 tâmaras sem caroço(sem cobertura de açúcar)

 6 alperces secos

 100g de amendoins

 100g de avelãs

 50g de chocolate em tablete de boa qualidade sem açúcar

 1 caneca de flocos de aveia

 1 caneca de flocos de espelta

 3 colheres de sopa de sementes de sésamo pretas

 2 colheres de sopa de mel (poderá juntar mais se gostar delas mais doces)

 Sumo de 1/2 laranja)

 1 colher de sopa de óleo de côco (opcional)






Preparação 

♥ Comece por forrar um tabuleiro rectangular, não muito grande, com papel vegetal e reserve (se preferir deixe este passo mais para o fim para perceber em função da quantidade de mistura que obtem o tamanho de tabuleiro que deverá usar).

♥ Agora, numa 1,2,3 ou outra trituradora (usei a bimby) coloque as tâmaras, os alperces, os amendoins, as avelãs e o chocolate. Triture tudo grosseiramente e despeje para um recipiente onde possa juntar os restantes ingredientes.

♥ Adicione ao preparado anterior os flocos de aveia e espelta, as sementes de sésamo, o sumo da laranja, o óleo de côco (opcional) e o mel (se decidir usar o óleo de côco e mais mel as barrinhas ficarão mais "coladas" e partir-se-ão com menos facilidade). Envolva tudo com uma colher.

♥ A mistura das barrinhas está pronta (simples não é!?) e está na altura de despejar a mistura para o tabuleiro forrado previamente, espalhá-la com a ajuda da colher e acalcá-la bem (se necessário com as mãos!).

♥  Leve o tabuleiro ao forno tapado com papel de aluminio, até que as barrinhas comecem a ter um tom douradinho (cerca de 15 a 20 minutos). Retire o tabuleiro do forno, deixe arrefecer ligeiramente e então com a ajuda de uma faca corte as barrinhas com forma de rectângulos. Reserve e quando estiverem frias transfira-as então para um tupperware. E estão prontas a levar para o lanche! :)







Toda a loiça utilizada no empratamento é da DeBORLA! Linda!


Sem comentários:

Enviar um comentário