segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sobre mim é assim




Nem sempre a vida me presenteou com o presente querido. Nem sempre a vida me trouxe bons presentes. E eu sei. Se sei.

Não sempre foi este o presente que sonhei. Não. De todo. 

Mas dia após dia o presente reconstrói-se e o que era presente vai ficando no passado, lentamente, suavemente...às vezes eternamente presente, mas no passado. 

E não...não é uma conquista fácil, daquelas de um dia para o outro, daquelas que uma boa noite de sono resolve (no mínimo muitas noites de sono - e não sono). Não . Não é.

Mas a vida continua (ouvi tanta vez isto!)! Garanto! Só não continua da mesma maneira. Com todo o seu fulgor, o dia-a-dia envolvente não se compadece com aquele que parece ser o fim alheio. 


E eis que dia após dia vamos entrando, de novo, no dia. 
Primeiro com a noite maior que o dia mas depois, oh depois, os dias vão crescendo! E começamos a tomar atenção ao nascer do dia e ao por do sol. E percebemos que são lindos em toda a envolvência do seu esplendor...e que não os podemos perder! Um a um...sucessivamente...não os podemos perder!


E no fim...naquele que é o meu presente, o de agora, percebo que a vida manda muito mais do que eu. 

Mas minha querida vida uma coisa te garanto...em cada recomeço a força vai ser maior e da escuridão hei-de sempre chegar à luz. Escreve.



- ♥ -

E que a vontade de ser feliz seja sempre maior do que o medo de me magoar de novo.

Boa semana.

domingo, 25 de setembro de 2016

Tofu com broa |Perfeito|

Bom dia! Eu sei que já não é cedo cedo mas pode ser que ainda vá a tempo do vosso almoço de domingo! É que esta receita é daquelas mesmo bonitas em todos os sentidos: fica mesmo deliciosa (garanto que não vão achar menos que o bacalhau com broa!:) ), tem uma apresentação linda, é uma receita saudável e mais uma vez é muitíssimo equilibrada nutricionalmente!
O tofu é a vossa proteína e é bastante completa, os legumes passeiam-se pelo prato entre a cebola e os espinafres...que vos vão dar uma boa dose de ferro e o hidrato de carbono lá vai estar ele na batata doce e na broa que utilizam.
Este é um prato que sem dúvida serviria na minha mesa de Natal (e faltam 3 meses! Yeeee) e quem o provou aprovou! Quanto ao trabalho que dá...não é muito, requer simplesmente alguma organização, pois o tofu precisará de marinar durante 1 horinha e todo o prato é feito por camadas...mas nada de muito complicado. 
Vamos a isto?



sábado, 24 de setembro de 2016

É no campo e é tão fofa |Queria eu que a minha fosse assim|


Olho para a casa e da-me logo aquela vontade de entrar e ficar de tão fofa que é! 
A luz natural que emana...adoro! A energia é super leve e positiva! Mesmo!
Os padrões são tão fofinhos! E a loiça, já viram a loiça? Tal e qual os pratinhos que a avó tinha!

Bem...do exterior...o alternar do sol com as zonas frescas e cobertas de sombra tornam-no perfeito e vai agradar a todos de certeza!




quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Granola com tudo |e as vindimas|

A receita de hoje foi feita como miminho para três pessoas que têm realmente uma boa importância na minha vida...a mãe, o pai e o mano! 
Por estes dias do ano, tal como já vem sendo habitual desde que me conheço como gente, o trabalho não lhes dá tréguas, o cansaço teima em chegar e a falta de tempo impera! Nesta altura das vindimas inevitavelmente a rotina altera-se e todos de lá de casa (sem excepção) se mobilizam para que os dias fluam da melhor maneira possível! :) Ora e eu...aqui por Santarém e com as minhas obrigações do work para cumprir, o contributo faz-se de outra maneira...se eles não podem cá vir, se eles mal têm tempo para cuidar deles...então é altura de lá ir e cuidá-los um pouquinho! Na geleira vão uns quantos tupperwares de comidinha feita com amor em jeito de mimo para compensar o excesso de trabalho! Eles agradecem-me de coração e comem-na com satisfação (como sempre! :D).
Esta granola lá ia num dos tupperwares e foi feita literalmente com tudo o que tinha cá em casa que achei que ficava bem, inclusive amor...e ficou óptima! Ao contrário das receitas anteriores de granola que foram feitas na frigideira...esta foi feita no forno!
Vamos à receita?




quarta-feira, 21 de setembro de 2016

|Pede com o coração| ❥



 Todos os dias a tua fé [na vida] diz-te:

- Vai em frente. E pede com o coração. Eu acompanho-te.

[Sempre.Obrigada.]

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Massinha de grão com brócolos

Olá meus amores! Lá venho eu com mais uma receita daquelas práticas, práticas de fazer! E é daquelas que apesar da sua simplicidade e da pouca quantidade de ingredientes me reconforta mesmo (dá assim aquele quentinho ao corpo e à mente, sabem?).
É um caldinho (bem saboroso) de grão com brócolos e massinha que faz lembrar as comidas da avó! :D 
É uma refeição super completa e equilibrada...se não vejam lá se não tenho razão: tem os legumes bem ricos em vitaminas e antioxidantes (fundamentalmente carotenos dos brócolos e da cenoura), tem a proteína vegetal do grão, tem o cereal integral da massa correspondente ao hidrato de carbono complexo de absorção lenta que irá por sua vez potenciar a absorção da proteína e ainda tem as algas que darão o toque final dos minerais! Uma boa comidinha, portanto! 
O truque desta receita está no tempero do caldinho...temperem-no bem e verão que irão ficar completamente satisfeitos com esta refeição! :)




domingo, 18 de setembro de 2016

Dois.Três.Três |Por ai a encher a barriga de coisas boas|

Bem...estava aqui a ver e há já um tempo jeitosinho que não vos recomendava nenhum restaurante de comidinha saudável!
O de hoje é mais um dos que eu tenho na minha lista do "tenho mesmo que ir porque parece giro que se farta", mas ainda não houve oportunidade!
E antes que me perguntem como é que tenho a maior parte dos restaurantes saudáveis por experimentar...eu vou-vos explicar! É que este estilo de alimentação saudável é realmente o do meu dia-a-dia, mas normalmente quando vou jantar fora é com familia e/ou amigos...e a verdade é que não são muitos os que alinham comigo nestas jornadas do saudável (claro que quando cá vêem comer a casa não têm outro remédio...mas também até hoje não se queixaram! :D ) e acabamos sempre em restaurantes ditos "convencionais!".
Hoje falo-vos do 

Dois.três.três, em Lisboa





sábado, 17 de setembro de 2016

Pão de Curgete |sem gluten|

Bom dia! Bom dia! Estamos de fim de semana! (Adoro) E o meu vai ser de muita comidinha para a família com amor! :D
Mas antes de me colar à cozinha o pequeno almoço foi reforçado e teve surpresa! Decidi fazer um pão rápido e ficou muito bom. 
A textura é tipo bolo, com um toque adocicado de fundo mas depois é salgado ao mesmo tempo. Depois é só acompanhar com outras coisas que costumem usar para meter o vosso pãozinho (um hummus, um guacamole, um patê, ou o fiambre e o queijo se ainda costuma usar ai em casa!) 
Estou seriamente a pensar fazer novamente esta receita mas metendo outras especiarias e ervas aromáticas. Acho que vai ficar óptimo. 

DICAS: Podem substituir o óleo de côco por azeite! Utilizei farinha de arroz para que esta fosse uma versão sem gluten...mas podem utilizar outra que tenham em casa, de preferência não refinada. A amêndoa é opcional mas dá-lhe uma crocancia boa...no entanto pode também usar nozes ou avelãs por exemplo.



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aquele aperto |Confia. Vai correr tudo bem|


Fotografia retirada de Just you wait


Já estive aí, nesse mesmo lugar. 
Conheço bem a força desse aperto no coração.
Mas sabes? 
Quando tu creditas, quando tu queres muito que dê certo, quando nada te tira da cabeça o que trazes no coração...

O sinal chega! 
Uma luz que soma força à tua força. Uma palavra de alento. Um gesto de amor. Uma frase de coragem. Uma música de leveza. O sorriso bonito do desconhecido. Uma rua nova cheia de sol. Uma surpresa boa da vida. A rede que precisas num abraço que te quer tanto (de bem)...

E então voltas a confiar!
Na voz da esperança que trazes dentro do peito!

E voltas a acreditar!
Nessa voz. Nessa força. Nessa esperança...esperança que a vida te mostra todos os dias, olhos nos olhos!

Vai correr tudo bem! Sim, vai! Eu sei que vai.

Adaptado de às nove no meu blog


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Creme de melão e miso

Eu sei que já viram o nome da receita e provavelmente estão neste momento a olhar para o ecrã com um ar desconfiado...mas não se assustem! É bem boa esta sopa! :D
Para quem gosta daquele toque agridoce...digo-vos já que vão adorar! E querem saber outra coisa? É que leva pouquíssimos ingredientes e é no mínimo ultra rápida de se fazer! E porquê o miso? Primeiro porque vi a ideia num site algures (que, desculpem, mas já não o encontro) e achei que tinha que experimentar! Segundo, porque, não sei se se lembram mas já aqui tinha publicado uma receita de miso (sopa de miso - receita aqui) onde falava das suas excelentes propriedades para o organismo e da importância deste ser incluído, com frequência, na nossa alimentação.
Para além disso, não se esqueçam, mesmo, da peculiaridade importante deste ingrediente fermentado: Não o podem deixar ferver, caso contrário, as enzimas que costumam actuar vão inactivar-se e parte dos seus benefícios perder-se-ão!
Dicas importantes: Não se assustem com o cheiro intenso que o miso tem! Dêem-lhe uma oportunidade...pois é muito saboroso! Há vários tipos de miso...eu usei mugi miso porque era o que tinha em casa...o que conferiu um tom mais escuro à sopa. Mas se quiserem que esta fique mais clara usem Miso branco!



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Decorar com maçãs! Sim...maçãs!


Bem, já lá vai um tempo que partilho convosco um algum do tanto que gosto. 
Comida saudável, decoração de espaços, frases que me tocam, fotografias para a alma, sítios perfeitos do meu Portugal para ser e estar e para encher a barriguinha de coisas boas...

Mas o que ainda não tinha partilhado com vocês é o quando gosto de combinar parte disto num só dia...e vou explicar! :p
Sou uma apaixonada por decoração e organização de eventos e festas e gosto tanto dos detalhes! Gosto de pegar num tema e explorá-lo...mas explorá-lo até ao ponto em que até na comida se reflecte esse tema! 
Mais...ainda não tive essa oportunidade, mas tenho para mim que ia ser feliz a cuidar de um dia especial, com tudo o que isso implica e onde o mote gastronómico fosse nada mais nada menos do que comida saudável para encher os olhos (e a alma)!:) Um dia hei-de conquistar esse sonho...só ainda não sei qual é o dia! (Prometo que quando for conto-vos tudinho!)

E como por vezes não é preciso muito para fazer coisas bonitas...trago-vos estas fotos maravilhosas onde o tema é tão simples como...MAÇÃS!:D
Sim, maçãs! E digam lá que não estão lindas as fotografias...




terça-feira, 13 de setembro de 2016

Salada rápida de grão, cogumelos e espinafres

Bom dia! 
Sabem quando chegamos a casa e não há nada feito para o jantar e improvisamos com o que temos no frigorífico?! Pois...é esta receita de hoje!
Simples, rápida, equilibrada e super nutritiva esta salada de grão com cogumelos e espinafres vai deixar-vos completamente saciados!
Esta é a minha versão mas sintam-se livres para fazer as modificações que acharem em função do que exista no vosso frigorífico! :)



segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Moinho de Maré |Fotografar para não esquecer|

Sobre este fim de semana!? Só coisas boas!

É que foi de visita a casa dos pais e do mano...e desconfio que guardaram o tempo de descanso todinho (oh pra mim a achar-me importante!:D) para a minha chegada! E foi tão bem guardado! Foi bom, mesmo bom!

♥ Um jantar de peixinho grelhado, na esplanada, com uma noite linda e quente daquelas que têm enchido o nosso verão.

♥ Um café na Casa da Baía, em Setúbal, que está só gira gira gira (prometo fotografias na próxima vez que lá for).

♥ O concerto inesperado, de música ao vivo, do "Eurovision Live Concert Portugal" com alguns dos participantes nacionais e internacionais do festival da Eurovisão. Uma óptima surpresa para terminar a noite!

♥ Um passeio beira-rio pela zona ribeirinha do Barreiro.

♥ Uma tarde bem passada e relaxante no Moinho da Maré da Mourisca! Lindo! (E deste tenho fotografias para vos mostrar :D)


De energias carregadas e com todo o fôlego para enfrentar mais uma semana de trabalho!

- Boa segunda-feira -




- MOINHO DE MARÉ DA MOURISCA -



sábado, 10 de setembro de 2016

Feijoada de Pleurotus

Bom dia meus amores! :D Estamos de fim de semana e confesso que este foi aguardado depois da semana à corrida que tive!
Ora e com o tempo mais fresco e depois da querida Liliana do blog Workin Mommin me ter sugerido que postasse mais comida de tacho no blog, apeteceu-me mesmo fazer uma daquelas comidas bem reconfortantes e quentinhas que lembram temperaturas mais baixas! E sai uma feijoada de Pleurotus. Ficou tãaaaao boa!
Para quem não sabe, os Pleurotus são uns cogumelos assim mais carnudos, com uma textura bem diferente do cogumelo Paris (o branco, aquele mais comum) e que confeccionados de certas formas em particular podem até ficar com um aspecto bem parecido a carne desfiada! De sabor são óptimos e se não experimentaram...experimentem que vão gostar! Já aqui postei no blog uma receita que é sucesso garantido lá em casa: 
Esta feijoada é super fácil e rápida de fazer e fica absolutamente deliciosa! :D Para além de que é super rica em legumes e tem a proteína vegetal do feijão e alguma do cogumelo. Para acompanhar fiz o arroz de couve flor (receita aqui) e ficou óptimo. No entanto se preferirem acompanhar com um arroz integral por exemplo...é também uma excelente combinação, uma vez que o cereal favorece a absorção da proteína vegetal! Ok?
Bom apetite!




sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Amor é assim...pelo menos para mim



"Só pedi à vida um amor simples.
Aquele que fosse o meu lugar favorito. 
Todos os dias!"


Porque o amor é assim. Pelo menos para mim!


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Arroz de couve-flor

A receita de hoje é super básica mas garanto que dá um excelente acompanhamento e muito pouco calórico! Lembram-se de vos falar que utilizava a couve-flor de formas muito diferentes e originais?! Pois este é mais um uso desta menina. 
Os legumes e verduras devem constituir uma enorme parte da nossa alimentação (estão na base da pirâmide alimentar) mas por vezes não sabemos como os meter no prato de maneira a não parecerem monótonos, insípidos, pouco apresentáveis...e esta é uma forma diferente e bem saborosa de meterem o vosso prato bem bonito e apetitoso. 
Faço muita vez arroz de couve-flor (que não é mais do que a couve flor grosseiramente triturado de modo a parecer quase arroz), só vou variando o tempero que lhe dou em função das especiarias e ervas aromáticas que tenho para utilizar. Experimentem e não tenham medo de alterar a receita em função do que tenham em casa...terão uma boa surpresa! :)




quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Para ir e ficar [Tea 4 Nine Guesthouse]

Apesar de o calor ainda se fazer sentir (e de que maneira - não se aguentam estas noites!), ando com uma enorme sensação de que as férias estão mesmo a chegar ao fim e já começa a não apetecer ir à praia (desconfio de que este domingo lhe disse até para o ano! :P). 

Ando com imensa vontade de rumar um fim-de-semana em direcção a norte e visitar sítios assim mais históricos, mais culturais, com tradição, daqueles que o tempo mais fresco convida a andar de lés a lés! Ainda não decidi bem para onde vou, mas Braga é uma das opções e olhem só estes apartamentos lindos que encontrei enquanto pesquisava:


Conhecem?





terça-feira, 6 de setembro de 2016

Barrinhas de cereais |alperce, chocolate e amendoim|

Em época de regresso às aulas (e os pais ao trabalho) a azáfama da preparação da lancheira para levar no dia seguinte recomeça! 
Ora a minha proposta de hoje vem ao encontro de um lanche perfeito, bastante equilibrado e que nem por isso dá muito trabalho a fazer! 
Barrinhas de cereais!
Apesar de existirem no supermercado, digo-vos já que têm que fugir delas...é que contrariamente ao que o senso comum diz, estas barrinhas que se passeiam nas prateleiras não são nada amigas da vossa saúde pois são riquíssimas em açúcar e gordura (e isto é válido também para os cereais do pequeno almoço!). Mas não pensem que está tudo perdido...há barrinhas boas e vou ensinar-vos a fazê-las em casa para mandarem na lancheira das vossas crianças (e graúdos também :P).
São muito fáceis de fazer! O único cuidado que têm de ter é o de quando as tiram do forno, não deverão deixá-las arrefecer completamente para as cortar...é que nessa altura já estarão estaladiças e vão-se partir todas ao meterem a faca. Cortem-nas enquanto ainda estão mornas e só depois é que deixam arrefecer o que falta. Combinado?




domingo, 4 de setembro de 2016

É-me tão difícil falar de amor ❥


Direitos de imagem: Pureblyss


É-me tão difícil falar de amor.

Amor daqueles que o melhor do dia é sabermos de bem quem está ali ao nosso lado (e porra, isso já faz o dia! Se faz...!)
Amor daqueles que já não vive sem o sorriso de quem amamos. 
O post-it de bom dia, a mensagem de boa noite a cada noite que os corpos não se encontram (e aqui começa a contagem decrescente para o reencontro).
O leve beijo de quem cuida com a intensidade de quem ama!
Sabem? 

Amor daqueles em que ainda lá ao longe, já se sente o carinho, o amor, a cumplicidade, a honestidade e beleza de quem amamos com a simplicidade de quem sente a leve brisa na cara e respira como se de um novo e belo dia se tratasse! 


Parece tão fácil! E é...quando lá estamos é!
Mas é-me tão difícil falar de amor.

Costumava falar essa língua. Todos os dias e tão bem! E não me perguntem como a aprendi! Não me lembro, não me consigo lembrar! Lembro-me simplesmente de a falar com essa facilidade de quem respira. Pronto!
♥ Apreendi-a sozinha? Não, não pode! Ninguém aprende assim sobre amor!
♥ Nasceu comigo? Não faço ideia! Mas não me parece que seja só isso!


Mas é-me tão difícil falar de amor.
E que o tempo me traga a facilidade de outros tempos! Porque o amor é bom...e gosto de coisas boas!


Bom domingo meus amores!



sábado, 3 de setembro de 2016

Cocotte de tomatada com ovos escalfados

Bom dia!! Estava mortinha por vos trazer esta receita! Olhem só para a beleza destas meninas! Estou apaixonada completamente! São umas cocottes de tomatada com ovos escalfados!
Para quem não sabe, as cocottes são estas mini panelinhas, de dose individual e que podem ir ao forno! Há em várias cores e são tão fofinhas! Comprei-as na DeBORLA e estava desejosa de as utilizar!
Ora e que melhor uso lhes podia dar do que esta receita tão tão simples e tão reconfortante que sem dúvida alguma me recorda velhos tempos e o fim do verão!
Os tomates abundam nesta época e muitas vezes não sabemos que uso lhes dar. Em casa dos avós e dos pais este sempre foi o nosso plano A (e muitas vezes o B :p) para os gastar e não é que ainda não nos fartámos?! É que fica mesmo muito bom, é uma comida saudável porque mal leva gordura, é riquissima em antioxidantes (ou não fosse o tomate um fruto vermelho) e tem o equilíbrio da proteína trazida pelo ovo e é mesmo rápida de preparar. 
Querem saber como se faz? Ora vejam lá!

PS: Não façam como eu que na última vez que fiz...distrai-me um bocadinho com o sal! xD




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Agosto foi assim! Olá Setembro! ❥


 Agosto

 Podia dizer-vos que Agosto me trouxe a calma e descanso das férias que lhe são inerentes. Não é verdade.

Podia dizer-vos que Agosto me trouxe boas e belas tardes dedicada a uma das que que já vai sendo uma paixão de tempos livres...a cozinha! Também não é verdade.

Mas posso dizer-vos que Agosto me trouxe a bela surpresa de uma boa equipa de trabalho onde os dias se passaram um atrás de outro, sem que desse quase por isso e tão melhor do que o que havia alguma vez imaginado! Isso trouxe-me sim...o Julho e o Agosto!

Posso dizer-vos também que se Agosto não me trouxe a calma e o descanso, trouxe-me a agitação de dias preenchidas numa tentativa de coordenar tudo e tanto que queria fazer, tudo e tanto que não queria deixar para trás. Os fins de semana bons que se sucederam atrás uns dos outros, de ti, meu querido mês de Agosto, foram uma bênção e só posso estar grata por isso! 

Por aqui desfilaram:


♥ Não-Tella (Nutella caseira)

♥ Canja sem galinha

 Bolo de beterraba e cacau com mousse de tofu e frutos vermelhos

 Leite de Macadamias

 Requeijão de macadâmias

 Guacamole

 Smoothie verde

 Águas vitaminadas

 Hambúrguer de grão com legumes

 Lassi de Manga e ananás

♥ Horchata vegan

♥ Batata doce assada em cama de iogurte, salsa e gomásio














Olá Setembro! Quero-te já já!