quarta-feira, 18 de maio de 2016

Smoothie de maçã e aveia

Bom dia meus amores! Que me dizem a começar o dia com um belo smoothie de aveia e maçã!?

É uma receita super simples, bastante equilibrada, que alia bons ingredientes: a fruta, os cereais, as oleaginosas e o leitinho vegetal! Com o toque da canela, está pronto e têm um boost de energia, saudável, logo pela manhã! A textura do smoothie/batido deixo ao vosso critério, mas eu pessoalmente gosto que fique espesso q.b. e portanto opto por lhe juntar um pouco de água ou um pouco mais de leite vegetal.
Se o quiserem enriquecer com sementes de chia por exemplo, não se esqueçam de juntar mais liquido, porque como já vos disse a chia tem tendência a expandir-se e a absorver liquido.

Em relação à aveia gostava só de vos dar duas curiosidades:

 ♥ A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em proteína, cálcio e ferro, para além do alto teor em fibra solúvel que favorece o bom funcionamento intestinal e a manutenção do colesterol dentro de níveis adequados.
 ♥ Apesar de não ser um cereal com glúten, a verdade é que a maioria dela é trabalhada em moinhos onde se trabalham outros cereais com glúten, inclusive o trigo, e portanto regra geral, se na embalagem não disser especificamente que não contem glúten, então não deverão utilizá-la na confecção de refeições para doentes celiacos! Ok? :)




Ingredientes

♥ 1 caneca de leite vegetal


♥ 1/2 chávena de flocos de aveia

♥ 1/2 colher sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar)

♥ 2 maçãs

♥ 1 colher sopa de canela

♥ Água q.b.

 Gelo q.b.




Preparação

 Comece por, na bimby ou liquidificador, colocar a aveia, o leite vegetal e a manteiga de amendoim. Triture tudo até obter uma mistura homogénea. 
NOTA: Um truque para que tenha mais facilidade em obter uma maior homogeneidade é misturar a aveia no leite uns 15 a 30 minutos antes de triturar tudo, de modo a que a aveia amoleça.

 Entretanto junte a maçã e a canela e volte a triturar tudo até que tenha tudo muito bem moído e misturado. Junte água a gosto, em função da textura que preferir.

♥ E está pronto. Sirva bem fresco (com umas pedras de gelo), polvilhado com canela e uns flocos de aveia.



Prato (lindo, diga-se) e tigela são das lojas DeBORLA, assim como as amorosas palhinhas que combinam na perfeição com o prato!
O copo é do IKEA.

Sem comentários:

Enviar um comentário