segunda-feira, 23 de maio de 2016

Há uma nova pirâmide alimentar |vamos desmistificá-la?!|


Pois é meus amores, já ouviram falar na nova pirâmide alimentar lançada pela Nutrition Australia?

É verdade! Há uma nova pirâmide e eu não podia estar mais de acordo com as alterações implementadas! 

Ei-la aqui:


Imagem apresentada, chegou a altura de a desmistificar e mostrar-vos as diferenças em relação à anterior e que quanto a mim são algumas:

No compartimento maior, a base, aparecem as Frutas e Legumes. Até aqui tudo muito bem, mas atenção que estas aparecem com uma divisão, sendo que a porção de fruta consumida diariamente (máximo 3 porções fruta/dia) deve ser consideravelmente inferior ao número de porções de legumes ingeridos por dia. 
E isto porque, apesar de tudo a fruta é rica em hidratos de carbono (açúcares) de absorção rápida (que levarão a um rápido aumento dos açúcares no sangue), devendo por isso ser consumida com moderação! Quanto aos legumes...comam, comam e comam... difícil é exceder o limite preconizado!

No patamar seguinte (que deve ser comido em menor quantidade que os legumes) temos os farináceos/cereais. E aqui tenho que dar especial atenção à inclusão de novos cereais, os modernos, os que ultimamente tanto se falam e que, a meu ver, fazem todo o sentido estarem aqui: 
- QUINOA, que se considera um superalimento pela sua riqueza nutricional e benefícios para a saúde.
- COUS COUS, aquelas bolinhas pequenitas que dão umas saladas, recheios, acompanhamentos deliciosos (e que cada vez mais dispensam apresentações)
- AVEIA (que aparece na imagem como "oats") e à qual eu me atrevo a acrescentar a cevada, o centeio, o kamut e a espelta (que é um cereal excelente e super saudável)
- CEREAIS INTEGRAIS ("Whole grain"): que ao não serem refinados vão conservar os seus multiplos bons nutrientes, "distraindo" assim o organismo de absorver os hidratos de carbono.
- Eu ainda consideraria que poderíamos incluir nesta secção o bulgur (que é tipo couscous mas com um bago maior e que eu adoro mesmo!) e o millet (um cereal milenar que com o tempo o seu uso se perdeu um pouco mas que é bastante saudável)

Subimos mais um degrau e chegamos ao patamar das proteínas!!! E aqui mais uma vez temos novidades:
 - Falam-nos pela primeira vez em leites alternativos (Onde na imagem aparece o leite de soja) mas facilmente podemos juntar a este, por serem igualmente bons nutricionalmente, os leites de amêndoa, avelã, macadamia, aveia, arroz, quinoa, e muitos mais que por ai andam!
 - Aparece no mesmo compartimento que a carne, o peixe e o ovo, as leguminosas (grão, feijão, lentilhas), as oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, amendoins,...) e o TOFU (ao qual eu acrescentaria o seitan e pontualmente o tempeh). 
Quer isto dizer pessoal que...toca a investir mais em refeições vegetarianas e esqueçam a ideia de terem que comer carne, peixe ou ovos em todas as refeições principais! É muita proteína animal para o vosso corpo digerir! Rodem a proteína que usam! Intercalem proteína vegetal com proteína animal! 
Também quero com isto dizer que o típico prato de bacalhau (peixe), com grão (leguminosa) e ovo cozido...é muita proteína para uma refeição só! Está extremamente desequilibrado este prato!


E finalmente chegamos ao ultimo degrau: as gorduras! Quais é que devem privilegiar (com muita moderação, sempre!)? As insaturadas...que é o caso do azeite! E aqui também me parece que é pertinente acrescentar por exemplo o óleo de côco.
Cuidado com tudo o que é muito processado que é extremamente rico em gorduras trans, que são muitíssimo nocivas para o nosso organismo (arrisco a dizer que as piores) e que ainda por cima, até agora, a lei da rotulagem alimentar ainda não obriga a descriminá-las nos rótulos.


Adorei a parte em que referem o uso de ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS como [excelentes] temperos da comida e como forma de reduzir o sal utilizado!

BEBIDA do dia-a-dia: Não há volta a dar! É A ÁGUA (5 a 6 copos bem cheios por dia)! Consumam-na à vontade, o vosso organismo agradece (60% do vosso corpo é água). *Salvo algumas excepções em que num pequeno grupo de doenças, por aconselhamento médico o consumo de água deve ser mais moderado!

Sal e açúcar adicionados é para diminuir e se possível cortar! Mas essa parte acho que já todos sabem, não é??? :p

Na minha opinião falta ainda, por baixo das frutas e legumes o patamar maior de todos onde se inclui aquilo que se considera o estilo de vida saudável com a prática de EXERCÍCIO FÍSICO e diminuição do sedentarismo e obesidade!




E pronto, é isto que tinha para vos dizer!
Esclarecidos? Gostaram deste post? Foi útil e esclarecedor ou já sabiam isto tudo e foi perda de tempo?

Sem comentários:

Enviar um comentário