Há sempre muitas dúvidas sobre o que meter no pão! Se não posso usar manteiga então como o pão só pão?! A resposta é não! E a boa noticia é que há imensas alternativas super saborosas e saudáveis para barrar no pão. Exemplos disso são: pasta de hummus, pestos, DIP's de tudo e mais alguma coisa, pasta de abacate, guacamole, tapenade...basicamente é até onde a vossa imaginação vos levar usando ingredientes saudáveis!
A receita de hoje é um género de pesto de bróculos!
O pesto, para quem não conhece é um género de pasta/ molho italiano tradicionalmente feito com manjericão, pinhão, sal e azeite. A partir dai nascem uma quantidade enorme de variantes onde se usam as mais diversas ervas aromáticas e oleaginosas.
O meu [quase] pesto...não levou nenhuma oleaginosa mas confesso que a textura se aproxima bastante de um pesto e por isso resolvi chamar-lhe assim! Podem usá-lo para barrar no pão, tostas, para comer à colher ou até como molho e tempero numa salada ou numa pasta.
Ingredientes
♥ 2 embalagens de "rebentos" de brócolos bem tenrinhos
♥ 2 a 3 dentes de alho
♥ Sumo de 1 lima
♥ 1 mão bem cheia de coentros
♥ 1 mão de folhas de manjericão
♥ Sal q.b.
♥ Azeite virgem extra (opcional)
♥ 2 a 3 dentes de alho
♥ Sumo de 1 lima
♥ 1 mão bem cheia de coentros
♥ 1 mão de folhas de manjericão
♥ Sal q.b.
♥ Azeite virgem extra (opcional)
Preparação
♥ A preparação é mesmo muito simples. Comece por colocar um tacho com água e sal a aquecer. Quando a água estiver a ferver, coloque os bróculos e escalde-os durante 2 ou 3 minutos.
♥ Escorra os bróculos (aproveite a água da cozedura para uma sopa por exemplo) e reserve-os deixando-os arrefecer.
♥ Com os bróculos já frios, coloque-os num triturador junto com os restantes ingredientes e triture tudo até obter um género de pata/ patê. Ajuste os temperos ao seu gosto e se o preferir um pouco menos espesso adicione um pouco de azeite virgem extra de boa qualidade.
♥ E está pronto! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário