sexta-feira, 20 de maio de 2016

Rolo de Tofu com Legumes

Há já algum tempo que queria fazer uma receita deste género...daquelas tipo salgado, de cortar à fatia, e que facilmente se levam para um lanche, para a praia ou para um piquenique (que com o tempo assim, convida!) e que se chegarmos a casa e não houver jantar, rapidamente se converte numa refeição completa! :)
Este "quase rolo" de legumes e Tofu é suculento, absolutamente saboroso, "full of flavour" como dizem os ingleses, e super rico nutricionalmente. A proteína vem na forma de tofu (e do ovo no caso de seguirem a receita vegetariana), que apesar de até agora não ter aparecido muito aqui pelo blog, é um dos alimentos que gosto muito e que tenho bastante facilidade em utilizar uma vez que em tempos segui uma alimentação macrobiótica.
A receita leva uma lista enorme de ingredientes, mas pessoal, não se deixem intimidar porque na prática são só um molho de legumes e temperos e a receita até é bastante fácil de confeccionar!




Ingredientes

 250g de tofu
 2 cebolas novas
 6 dentes de alho
 2 cebolinhas
 1 fio de azeite
 2 tomates vermelhos pequenos
 1 maçã
 2 cenouras grandes
 1 funcho
 6 cogumelos grandes paris
 ½ pimento vermelho
 2 colheres de sopa de cebolinho picado
 1 mão de salsa
 1 colher de sopa de tomilho
 Sal marinho integral q.b.
 Pimenta preta q.b.
 1 colher sopa de caril
 1 colher de sopa de cominhos
 ½ colher chá paprika
 ½ colher chá Açafrão da Índias
 2 ovos (Pode substituir por ovos de linhaça: 2 colheres de linhaça moída + 6 colheres de água, tudo misturado e deixado repousar uns 10 minutos)




Preparação

 Comece por picar a cebola, o alho e as cebolinhas. Coloque num tacho, junte um fio de azeite e leve ao lume.

 Junte agora ao preparado anterior os tomates maduros cortados em cubos. Adicione sal e deixe mais um pouco ao lume.

 Entretanto, triture grosseiramente (eu usei a bimby) ou rale grosseiramente a maçã, a cenoura e o funcho. Junte também ao preparado anterior e deixe mais um pouco ao lume.

 Agora corte os cogumelos em cubos grosseiros, adicione ao tacho que já contem os outros ingredientes e tempere com as especiarias e ervas aromáticas.

 Com a ajuda de um garfo ou mesmo directamente com as mãos, esfarele grosseiramente o tofu e junte também ao preparado anterior. 

 Corte o pimento em cubos e adicione-os. Reajuste temperos e apague o lume.

 Finalmente junte os 2 ovos e mexa bem.

 Coloque numa forma de silicone rectangular e leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 50 minutos, tapado com papel de aluminio. No fim retire o papel e deixe alourar.

 Sirva com umas folhas de alface e tomate cherry.





Sem comentários:

Enviar um comentário