segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ervilhas com ovos escalfados


Hoje, os não apreciadores de ervilhas que me desculpem, mas esta receita vai direitinha para quem gosta de um belo prato de ervilhas com ovos escalfados! 
Pois é, adoro adoro adoro este prato! Não falha, é super simples, rápido de fazer, bastante saudável e tãooooo bom!
E as ervilhas estão ai a chegar (a mãe já mandou um belo tupperware cheio delas aqui para casa!) portanto temos mesmo que lhes dar utilidade!
Claro que a minha versão dispensa a parte das carnes e chouriços e é super económica no que toca a gorduras, colesterol, calorias...só não economiza em sabor! Ai, é que fica mesmo bom! Aos mais sépticos, dêem uma oportunidade (e eu garanto que já meti alguém de quem gostava muito e que jurava a pés juntos que não gostava de ervilhas, a come-las e chorar por mais!;)
Quanto às ervilhas, para quem não sabe pertence à família das leguminosas, tal como as favas, o grão, o feijão... e portanto são boas fornecedoras de proteínas vegetais! Para potenciar a absorção dessas proteinas, podem acompanha-las de um cereal integral! Aqui nesta receita, ainda vamos juntar o ovo que fornece proteina completa, e portanto achei que não precisava de fazer esse reforço da absorção das proteinas com os cereais...mas sintam-se à vontade para fazer um arroz integral, por exemplo, para acompanhar! 


 Ingredientes

♥ 1 cebola nova

♥5 dentes de alho

 1/2 pimento verde

 1/2 pimento vermelho

 1 cenoura cortada em pequenos cubos

 1 fio de azeite virgem extra

 4 tomates maduros em cubos

 Sal marinho integral

 Pimenta preta triturada no momento

♥ 1 colher de sopa de Açafrão das Índias em pó 

♥ Água q.b (cerca de 4 copos)

♥ 1 mão bem cheia de hortelã

♥ 1 mão bem cheia de salsa

♥ 5 ovos caseiros




Preparação

 Comece por cortar a cebola em meias luas, picar os alhos, cortar os pimentos em cubos e a cenoura também em cubos. Coloque tudo num tacho (eu usei uma panela de ferro), junte um fio de azeite virgem extra e leve ao lume durante uns 5 a 10 minutos.

 Enquanto isso, vá preparando os tomates! Lave-os bem e corte-os também em cubos. Quando a mistura do tacho já estiver mais molinha, adicione o tomate e os temperos (sal, pimenta preta e açafrão), mexa tudo e deixe ao lume mais um tempo.

 Entretanto, quando o tomate já tiver uma cor de mais cozinhado, adicione água no tacho e deixe ao lume até que esteja tudo a ferver. Após isso, junte as ervilhas ao preparado de legumes e tomate (já com a água), tape o tacho e deixe as ervilhas cozinharem.  A meio da cozedura, se provar e vir que necessita de reajuste de temperos, então reajuste-os.

 Finalmente quando as ervilhas estiverem praticamente cozidas, adicione a hortelã e a salsa e mexa, deixando o caldinho ganhar o sabor destas ervas aromáticas. 

 Abra agora os ovos para dentro do tacho, sem mexer, coloque a tampa e deixe-os durante uns 3 minutos. Apague o lume e sirva decorado com mais uma folhinha de hortelã.



Ahh...e as colheres e pratos, esses de esmalte já velhinhos...eram da avó! Só uma curiosidade que eu tinha mesmo que vos contar, depois de ter andado no fim de semana a descobrir o "baú da avó"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário