quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Salada de couve roxa, funcho e pêra e uma maionese rápida

Esta salada, apesar do aspecto simples que à primeira vista tem, a verdade é que pela multivariedade de ingredientes utilizados, acaba por ser muito rica em diversos nutrientes, podendo num contexto de dieta de emagrecimento(e não...não sou a favor de dietas e sim de um estilo de vida!) ou num almoço leve num dia quente de verão, representar uma refeição até composta e de muito baixo valor calórico. 
De qualquer das formas, eu prefiro utilizá-la como acompanhamento e alternativa à típica salada de alface, tomate e pepino. Neste caso acompanhei com uns hamburguers de lentilhas e bulgur (hei-de partilhar convosco a receita), que vieram completar o prato em termos de proteína (as lentihas) e cereal (o bulgur).
Quanto ao molho, um género de maionese caseira, não se assustem porque é mesmo rápido e fácil de fazer. Como em qualquer maionese, o truque está em quando juntarem o azeite, juntem-no em fio mexendo sempre. O uso de uma mostarda de boa qualidade(devem usar dijon feita unicamente com grãos de mostarda e sem aditivos) é uma vantagem uma vez que é um produto fermentado que vos vai ajudar na manutenção da flora intestinal.




Ingredientes

♥ Para a maionese
2 gemas
Sal (1 colher café)
Pimenta preta
1 colher de sopa de mostarda Dijon
Azeite virgem extra em fio (adicionar lentamente e ir sempre mexendo)
Sumo de ½ limão

♥ Para a salada
Meia cenoura ralada grosseiramente
Meio funcho em rodelas bem finas
2 folhas de Couve roxa em tiras bem finas
Mistura de alfaces
Nozes (miolo de umas 4 nozes) em pedaços grosseiros
¼ requeijão em pequenos pedaços
½ pera em cubos

Sementes de sésamo pretas para decorar



Preparação

♥ 
Comece por tratar da maionese: coloque numa tigela 2 gemas de ovo e tempere-as bem temperadas com sal marinho integral e pimenta preta moida no momento. A seguir adicione a mostarda e mexa. Está na altura de juntar o azeite, que, como disse acima, deve ser adicionado em fio e mexendo sempre. A maionese está quase pronta, só lhe falta adicionar o sumo de limão e está feita.

♥ É importante que tempere bem a maionese uma vez que esta vai ser o único tempero da salada.

♥ Passe então agora à salada propriamente dita. É simples...trate de todos os ingredientes da forma como refiro acima (uns em cubos, outros ralados, outros em pedaços) e disponha-os num prato de servir. 

♥ Finalmente tempere com a maionese e de-lhe o toque final com as sementes de sésamo...e está pronta! 


Sem comentários:

Enviar um comentário