sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Panquecas de cacau com iogurte e frutos vermelhos


O dia das panquecas já lá vai, mas e que tal esta receita para surpreenderem a vossa cara metade num pequeno almoço especial a dois (sim sim...por exemplo no dia de São Valentim)?!

São muito práticas de fazer, super saborosas e fofas e não têm nenhuma gordura adicionada à massa! Portanto...sem desculpas! Vão já a correr para a cozinha!

O acompanhamento das mini-panquecas é o que vos agradar. Eu sugiro:
♥ Se quiserem uma versão bem saudável e pouco calórica, um iogurte grego natural com um fio de mel e frutos vermelhos
♥ Se a ocasião merece uma versão igualmente saudável (e sem lactose) mas com mais umas calorias, optem por um chantilly de côco adoçado com mel.





Ingredientes

♥ Para a massa das panquecas
200ml leite vegetal (eu usei de amêndoa com arroz)
1 colher de chá de vinagre de sidra
¾ chávena de farinha integral de centeio + ¼ chávena de farinha de alfarroba
1 colher chá de fermento
1 colher chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de cacau cru
1 colher de chá bem cheia de canela
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de mel  (ou maple syrup, ou geleia de arroz,…)
1 colher de chá de baunilha em pó/ conteúdo de 1 vagem de baunilha

Manteiga vegetal para barrar a frigideira

♥ Para a cobertura
Versão mais light: iogurte natural, mel, mirtilos e framboesas
Versão mais calórica: Leite de côco refrigerado, mel , mirtilos e framboesas



Preparação

♥ 
Coloque o leite vegetal numa tigela e adicione o vinagre de sidra. Reserve no mínimo durante 5 minutos para que o leite possa “coalhar”.


♥ De seguida trate dos ingredientes sólidos: num recipiente maior junte as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o cacau, a canela, o interior de 1 vagem de baunilha e o sal. Misture tudo com uma colher.

♥ Agora adicione o mel e o leite com o vinagre que tinha reservado. Envolva tudo com uma colher, de forma a obter uma mistura mais ou menos espessa. Está pronta a massa para as panquecas.

♥ Passe com um papel absorvente com um pedaço de manteiga vegetal, na frigideira onde irá confeccionar as panquecas. Quando a frigideira já estiver quente coloque várias porções de massa e deixe cozinhar as panquecas durante uns 2 minutos (ou quando conseguir despega-las) e com ajuda da espátula volte-as para que cozinhem do lado oposto. Repita o processo até acabar a massa.

♥ Finalmente chegou a altura de montar as suas panquecas:

♥ Caso pretenda uma versão mais light, use um iogurte natural com um fio de mel e frutos vermelhos.

♥ Agora se pretende uma versão bem deliciosa, um bocadinho mais calórica mas com as boas propriedades do leite de coco, use o chantilly de côco (que é maravilhoso). Para a preparação deste chantilly terá que previamente refrigerar uma lata de leite de coco, e quando esta estiver bem fresca, abra-a e retire para uma tigela a parte mais espessa (creme de côco), reservando a parte mais liquida. Adicione, mel ou outro adoçante a gosto e bata o creme de côco com a batedeira até obter uma textura de chantilly. Sirva as panquecas com este chantilly espectacular e frutos vermelhos polvilhando no fim com cacau ou geleia de arroz em pó. 


Sem comentários:

Enviar um comentário