segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Creme de pastinaga e salva com croutons de brócolos

Bem...eu bem disse que sopa era uma das coisas que gostava bastante. Porque adivinhem lá qual é a receita de hoje?! Uma sopa pois claro!
É um creme, mais propriamente, bem saudável e com um ingrediente a destacar-se que provavelmente muitos não conhecerão...
Dêem as boas vindas à PASTINAGA!!!!
Pasti-que? Perguntam vocês...
Pois é...a pastinaga, também conhecida por CHEROVIA, assemelha-se a uma cenoura mas com uma cor mais pálida, com um sabor bem peculiar, mais intenso (com um toque de anis) e é mais rica em vitaminas e sais minerais que a cenoura! Esta raiz já foi muito utilizada em tempos pelos nossos avós, e hoje predomina mais em algumas zonas, inclusive na Covilhã, onde até há um festival da Cherovia normalmente realizado lá para Outubro!
A receita desta sopa foi adaptada do livro do Nuno Queiroz Ribeiro, um grande chef de comida saudável.
O sabor da sopa é algures entre o doce e um toque picante...mas que é mesmo muito interessante e agradável! Experimentem e depois digam-me o que acharam! :)




Ingredientes

♥ Para o creme
2 Cebolas medias
1 cabeça de alho pequena
Azeite
1 dedo de gengibre
1 colher de sopa de cominhos
Folhas de salva (umas 12)
4 Pastinagas
1 Lata de leite coco (400ml)
Meio copo de vinho branco
1 Maçã
Água (cerca de 1 caneca)
Sal e pimenta preta moída no momento
Tomilho

♥ Para a cobertura
Meia cabeça de brócolos triturada grosseiramente
Quadrados de pão de boa qualidade (usei 2 fatias)
Azeite
Cebola e alho em pó
Salsa picada
sal




Preparação

♥ 
Comece por tratar da cobertura: junte os brócolos e os quadrados de pão num tabuleiro de ir ao forno coberto com papel de alumínio. De seguida junte um fio de azeite por cima do pão e dos brócolos e tempere a gosto com a cebola em pó, o alho em pó, sal e salsa picada. Misture tudo muito bem e leve ao forno a 160ºC até que estejam douradinhos e durinhos (o objectivo é obtermos uma textura crocante).


♥ Enquanto os croutons estão no forno vamos então tratar da sopa. Comece por migar a cebola os alhos e o gengibre. Coloque tudo num tacho, adicione um fio de azeite e deixe refogar durante cerca de 5 minutos.

♥ De seguida junte as folhas de salva e os cominhos e tempere com sal e pimenta, mantendo mais um tempo em lume brando, para que os sabores das especiarias e ervas aromáticas se libertem.

♥ Agora está na altura de cortar as pastinagas e a maçã em cubos e juntar ao refogado. Adicione também o leite de coco e o vinho branco. Deixe cozinhar mais um pouco (cerca de 15min) até que a pastinaga esteja macia.

♥ É hora de triturar a sopa com a varinha mágica (eu usei a bimby) e juntar a água necessária para que este creme fique com a textura perfeita, voltando novamente a moer. Reajuste temperos.

♥ Por esta altura, já os croutons estão fora do forno a arrefecer…

♥ Sirva este rico e saboroso creme com os croutons e uma folhinha de salva! 

♥ Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário