segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Gelado de pistachio, chocolate e canela

Estamos no inverno. Eu sei! Gelados não é bem o que mais se come no inverno. Está bem...também é verdade! Mas vá lá pessoal...não me digam que com os dias bonitinhos que têm estado e em modo festivo, têm coragem de dizer não a um gelado que ainda por cima é bastante saudável e tem óptimo aspecto!!???
A única desvantagem desta receita é exigir alguma preparação prévia e posterior à preparação do creme para o gelado e exigir que quando o decidirem fazer estejam por perto...o que não implica que percam muito tempo com a receita.

♥ Terão que previamente meter os cajus crus a demolhar em água fria(no mínimo 4 horas, mas poderão deixar toda a noite) para que obtenham um melhor puré e seja muito mais fácil a digestão deste fruto super saudável. Se quiserem acelerar o processo de demolhar poderão, em vez de juntar água fria, juntar água quente e deixar durante 1 hora.

♥ Terão que congelar o leite de côco previamente, se quiserem que o gelado fique pronto no momento. Se não é seguir a receita abaixo. 

♥ Caso não tenham máquina de fazer gelados terão que mexer com alguma regularidade o gelado enquanto este estiver no processo de congelação.


Vamos lá a isto:



Ingredientes

♥ Para o gelado
1 + ¼ (150g) chávena de cajus demolhados
1 lata (400ml) de leite de côco (se quiser que o gelado fique pronto imediatamente deverá congela-lo previamente)
3 colheres de chá de azeite virgem extra
1/2 chávena de mel/ geleia de arroz/ maple syrup (pode usar mais adoçante, consoante o seu gosto)
1 colher de chá de extracto de baunilha.
1 colher de chá de sementes de baunilha em pó (ou o interior de 1 vagem de baunilha)
1 pitada de sal
¾ chávena (75g) de pistáchios

♥ Para o crocante de pistachio
¾ chávena (75g) de pistachios
1 colher de chá de mel
1 pitada muito pequena de pimenta caiena
1 pitadinha de sal

♥ Para a decoração
Fio de mel
Crocante de Pistáchio
Raspas de chocolate
Canela




Preparação

♥ Comece por tratar do crocante de pistachio que ainda terá que ter tempo para arrefecer
Junte todos os ingredientes do crocante numa frigideira e deixe caramelizar (cerca de 5min). Retire do lume e deixe arrefecer. Quando estiver bem frio...triture metade deste preparado até obter quase pó e a outra metade deixe em bocados grosseiros.


♥ Passamos agora ao gelado propriamente dito. Coloque todos os ingredientes do gelado num liquidificador (eu usei a Bimby)e triture até obter uma textura cremosa.

♥ Se utilizou leite de côco congelado, estará pronto a servir imediatamente. Se fez com leite de côco não congelado (como eu)coloque o preparado do gelado num recipiente e leve ao congelador mexendo de hora a hora para quebrar os cristais de gelo que se vão formando e este ficar cremoso (se tiver máquina de fazer gelados, poupa-se a este trabalho).

♥ Ao fim de umas duas horas  de o gelado estar no congelador e ir mexendo adicione o crocante em pó e canela e mexa novamente para misturar no creme do gelado!


♥ Quando o gelado estiver quase feito polvilhe por cima com o crocante triturado grosseiramente e lascas de chocolate e faça um remoinho com a colher só para envolver ligeiramente.

♥ Antes de servir: deverá tirar o gelado 40 minutos antes do congelador. Decore com um fio de mel, pistachios e lascas de chocolate. E sirva!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário