quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fettuccine a la carbonara (saudável e sem pecado)


A couve flor é assim daquelas couves que coitadita, ninguém lhe acha piada! Parece que quando perguntamos a alguém o que fazer com elas...a resposta é invariavelmente: coze-las em água e sal para servirem de acompanhamento! 
Pois bem minha gente...eu tenho a dizer-vos que gosto muito desta menina e utilizo-a para muito mais do que um singelo acompanhamento em forma de cozido. E esta receita é só uma das diferentes formas em que a uso... e muito bem usada! :)
Quem é que não gosta de uma carbonara? Todos gostam, verdade? Mas, depois vem a parte de...engorda tanto e não é lá muito saudável! Pois...e é aqui que entra esta receita! Uma versão super saborosa, menos calórica e tão mais saudável que a original italiana!

♥ As natas são substituídas por este maravilhoso creme de couve flor. 
♥ A massa que uso é a Udon, que tem um formato de fettuccini e é feita à base de trigo integral, sendo menos calórica. Para quem quer um prato ainda menos calórico, sugiro que substituam a massa, que é normalmente bastante rica em hidratos de carbono (açucares) complexos, por zoodles/noodles de courgete (brevemente conto meter-vos uma receita de zoodles! :) ).
♥ O acompanhamento é completamente à vossa vontade. Eu utilizei o que me apetecia, dentro do que tinha no frigorífico. Tenham em atenção que os cogumelos são super pouco caloricos, muito bons aliados quando estão a tentar emagrecer e os cogumelos shitaki, em particular, são óptimos aliados no reforço do sistema imunitário e na prevenção da doença oncológica.
♥ Para finalizar, com um ralador de queijo, ralei uma avelã para dar aquele toque charmoso de parmesão ralado por cima! 




Ingredientes

♥ Para o creme de couve flor
1 couve flor media
5 dentes de alho
Fio de azeite
100ml natas vegetais (usei de aveia) ou leite vegetal
Sumo de 1 limão
Alho em pó, sal marinho integral e pimenta preta para temperar

♥ Para o salteado de cogumelos com pimento
1 cabeça de alho
1 fio de azeite
1 pimento vermelho pequeno
½ pimento verde
Cogumelos shitaki + Paris (pode usar os que gostar mais)
Sal e pimenta preta moida no momento para temperar
Salsa picada

Massa Udon (ou outra massa que goste) cozida na água de cozedura da couve flor

Para a decoração
Folhas de salsa ou manjericão 
Avelãs para ralar



Preparação

♥ 
Comece por meter a couve flor a cozer em água e sal. Enquanto isso pique os dentes de alho e refogue num fio de azeite (eu fiz isto na bimby para depois poder triturar e obter o creme de couve flor).


♥ Voltamos à couve flor: quando esta estiver cozida (cerca de 15min) retire-a da água e adicione ao refogado com o alho. Agora adicione as natas vegetais e o sumo de limão e tempere com sal, pimenta e alho em pó. Triture tudo num liquidificador/ bimby ou com a varinha mágica até obter uma espécie de puré mais liquido.

♥ Passamos então ao salteado de cogumelos. Comece por picar os alhos e refoga-los num fio de azeite. De seguida adicione os pimentos, verde e vermelho, cortados em tiras e os cogumelos cortados em quartos e tempere com sal e pimenta preta. Deixe cozinhar durante uns 10minutos.

♥ Enquanto espera que o salteado de cogumelos fique pronto, coza a massa na água de cozedura da couve-flor para que esta absorva parte dos nutrientes da couve que ficaram na água. Deixe-a cozer até que esteja Al dente. Apague o lume, escorra a água e adicione-lhe parte do creme de couve flor para obter a sua massa a la carbonara.

♥ Finalmente junte ao salteado de cogumelos um molhinho de salsa picada e sirva com a massa. Decore com umas folhinhas de salsa e umas raspas de avelã (para imitar o parmesão ralado). 

♥ E bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário