segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Broas de abóbora, noz e especiarias

Sabem aquela hora, ao fim da tarde, em que aparece um desejo imenso de assaltar o pote das bolachas, ou dos chocolates, ou dos bolinhos...!? Não vos acontece? Pois...é que eu volta e meia tenho desses dias! Por isso, sempre que consigo (ter tempo para as fazer e deixar que resistam um tempo dentro do frasco :p) gosto de ter umas bolachinhas, bolinhos, snacks feitos sem açucares refinados (de preferência adoçados de maneiras mais naturais) e com ingredientes bem mais saudáveis do que qualquer bolacha ou bolo que desfile nas prateleiras do supermercado.
A sério pessoal, vocês não imaginam a quantidade de açucares e adoçantes e gorduras que a maior parte das bolachas do supermercado têm! E o pior é que muitos desses constituintes vêm "camuflados" com nomes e siglas "estranhos" que a maior parte da população nem sabe o que é! 
Um dia, falo-vos um pouco de ideias base a ter em conta sempre que vão ler e interpretar um rótulo alimentar! Parece-vos boa ideia?
E agora falando nestas broinhas lindas... tenho boas noticias para vocês...é que sendo a abóbora um legume doce é logo meio caminho andado na obtenção do doce sabor destas meninas! :) Só terão que completar com um pouco de mel (e se quiserem com açucar de côco por exemplo) e especiarias que lhes vão dar aquele toque final! 




Ingredientes

♥ 1 abóbora Hokaido assada no forno (com um fio de mel e canela


♥ 2 colheres de sopa de linhaça

♥ 6 colheres de sopa de água

♥ ½ chávena de côco

♥ ¾ chávena de aveia moída

♥ 4 colheres de sopa de mel

♥ 1 colher de sopa de açúcar de côco

♥ ½ colher chá gengibre em pó

♥ 1 colher sopa de canela

♥ Noz moscada ralada (menos de metade)

♥ ½ colher de chá de cardamomo

♥ 1 colher chá rasa de bicarbonato de sódio

♥ 1 pitada de sal

♥ 1 mão de passas

♥ 1 mão de nozes cortadas grosseiramente

♥ Pepitas/ raspas de chocolate de boa qualidade

♥ Para polvilhar: canela e geleia de arroz em pó



Preparação

 
Comece por cortar a abóbora ao meio e coloque em cima de um tabuleiro forrado com papel de alumínio. Regue com um fio de mel e polvilhe com canela. Leve ao forno a assar.


 Agora triture a linhaça (eu utilizei um moinho de café, mas pode utilizar o que preferir para reduzir a linhaça a pó), junte-lhe as 6 colheres de água e misture. Reserve. (NOTA: Esta mistura será a substituição dos ovos)

 Quando a abóbora estiver molinha retire do forno e triture até obter um puré (no caso da abóbora hokaido e peanut pode usar também a casca).  

 Agora adicione o côco, a aveia moída, o mel e o açúcar de côco, as especiarias, o bicarbonato e o sal e misture tudo. Adicione a linhaça com a água que tinha reservado. E finalmente junte as nozes, as passas e as pepitas de chocolate. Misture tudo.

 Molde bolinhos em forma de quenelle, com a ajuda de duas colheres e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha. Repita o processo até terminar a massa.

 Leve ao forno, a 170º durante cerca de meia hora. Atenção que o tempo de cozedura varia muito de forno para forno, portanto vá vigiando as suas broas enquanto estão no forno para que não se queimem.

 Quando estiverem cozidas, retire-as do forno e deixe arrefecer. Polvilhe com canela e geleia de arroz em pó e sirva com um chá bem quente!



star icon
 O prato (tão giro!) que usei no empratamento, vão encontra-lo nas lojas DeBORLA!

Sem comentários:

Enviar um comentário