sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mousse de chocolate, menta e gengibre

Hummm...é sexta-feira e o fim-de-semana está mesmo ai à porta. Adoro! 
E para vos adoçar ainda mais a boa noticia de que a semana está a chegar ao fim, trago-vos esta receita super reconfortante, rápida de fazer e óptima para quando aparecem aqueles desejos súbitos de gulodice que têm mesmo mesmo que ser imediatamente satisfeitos, ou quando chega aquele amigo inesperado e querem uma sobremesa de última hora! 
A mousse de chocolate feita com tofu, já vai sendo recorrente em blogues de alimentação alternativa e saudável...quanto a mim trago-vos a minha versão favorita, a de menta com fruta e umas raspas de gengibre. Fica deliciosa! O sabor de gengibre não é lá muito consensual...há quem goste muito e há quem não aprecie. Portanto sugiro que experimentem e se não apreciarem não coloquem nas próximas vezes.
O tofu sedoso é a estrela nesta receita. É um produto fermentado, óptimo para a preservação da flora intestinal e tem uma textura tipo queijo fresco, sendo mais rico em água que o tofu habitual. Não é muito fácil de encontrar, mas normalmente em lojas mais especializadas neste tipo de alimentação consegue-se!
E agora...vamos à receita!?



Ingredientes

♥ 1 embalagem (400g) de tofu sedoso /silken tofu


♥ 1 tablete (100g) de chocolate preto  com mais de 70%cacau

♥ 2 a 3 colheres de sopa de mel

♥ 1 mão cheia de folhas de hortelã

♥ Folhas de hortelã e Frutos vermelhos para decorar

♥ Raspas de gengibre fresco (se gostar, claro!) 




Preparação

 
Comece por derreter a tablete de chocolate em banho maria (eu fiz na bimby: programei 3 min 100ºC Vel colher).


 Nota: Caso decida usar o micro-ondas é importante que não deixe queimar o chocolate, portanto deve colocar no micro-ondas pequenos períodos de tempo e nesses intervalos deve tirar a taça, misturar com uma colher e voltar a colocar no micro-ondas. Assim sucessivamente até que esteja derretido o chocolate.

 Depois é só colocar o chocolate num liquidificador (ou se usou a bimby, é só deixá-lo no copo misturador) e adicionar o tofu sedoso, o mel e as folhas de hortelã. Triture tudo até obter uma mistura bem cremosa.

 NOTA: Se gostar de um sabor a menta mais intenso adicione mais folhas de hortelã.

 A mousse está feita. Agora só tem que lhe dar o toque final: distribua por tacinhas e decore com fruta (eu usei morangos, framboesas e mirtilos), hortelã e umas raspas de gengibre (eu gosto muito mas como não tinha não usei!) ou umas raspas de chocolate.

 Sente-se descontraidamente a disfrutar desta mousse de chocolate ultra rápida de fazer e isenta de pecados!J



Sem comentários:

Enviar um comentário