domingo, 10 de abril de 2016

Puré de beringela (Baba Ghanoush)

Esta é mais uma receita de comida do mundo. Desta vez saltou directamente de países como Síria, Jordânia, Egipto, Israel... directamente para a minha mesa [e espero que para a vossa também].
Este puré de beringela, conhecido por Baba Ghanoush é super versátil, fácil de fazer, bastante saudável e pouco calórico (ou não pertencesse a beringela aos frutos usados para emagrecer). A receita não é consensual, variando de país para país, mas a base é sempre a mesma: beringela assada, cuja casca depois é retirada, aproveitando-se o interior para um puré delicioso aromatizado com sumo de limão, ervas aromáticas e alguns legumes da sua preferência! Quanto aos usos, é super bom como entrada (em jeito de patê), mas também não fica mesmo nada mal em jeito de acompanhamento do prato principal. 



Ingredientes

 1,5 beringela


 1 cabeça de alho cortada ao meio

 ½ limão (sumo e raspa)

 1 mão bem cheia de salsa fresca

 Sal e pimenta preta

 Cominhos





Preparação

 Comece por cortar a beringela ao meio e a cabeça de alho ao meio e embrulhe completamente em papel de alumínio. Leve ao forno até que a beringela e a cabeça de alho estejam bem molinhos. Retire do forno e deixe arrefecer.

 De seguida, com a ajuda de uma colher raspe o interior da beringela, separando-o da casca. Se quiser que o puré fique mais seco, escorra a água que o puré da beringela deixa se o deixar repousar durante uns minutos (eu não escorri...não gosto de deitar água cheia de bons nutrientes fora). Entretanto para o mesmo recipiente onde colocou a polpa da beringela, esprema as metades de cabeça de alho (de maneira a que a casca fique na sua mão e o dente de alho assado caia para a tigela). 

 Agora junte o sumo de limão, a salsa e tempere com sal marinho integral e pimenta preta triturada no momento. Triture tudo grosseiramente com a varinha mágica.  Reajuste temperos e sirva polvilhado com cominhos.




Loiça gira usada no empratamento...encontram na minha querida loja DeBORLA.

Sem comentários:

Enviar um comentário