sábado, 30 de abril de 2016

Parfait de chia com maçã

O que acham de mais uma receita do workshop de pequenos almoços saudáveis?! Pois bem...porque gosto de vos mimar com coisinhas boas e bem saudáveis, hoje a receita é de "Parfait de chia com maçã". Parece-vos bem?
É delicioso, a receita é super simples de fazer e fica com um óptimo aspecto! Com a vantagem de que podem preparar no dia anterior a mistura da chia com a maçã e montar o vosso parfait (e esta é mesmo a parte mais fácil) no próprio dia, para o pequeno almoço ou para levarem para o lanche.
A chia para quem não conhece é um superalimento vendido na forma de pequenas sementes que têm um efeito mucilaginoso, ou seja têm a capacidade de se expandir ante a presença de liquido, o que lhes confere uma elevada capacidade saciante contribuindo assim para a perda de peso! Para alem disso, a chia é super rica em minerais, antioxidantes, fibra e omega 3, sendo então uma boa aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e doença oncológica! Deve ser consumida diariamente, com moderação!




Ingredientes

♥ Para o creme de maçã e chia
   4 maçãs cortadas em cubos
   2 colheres de sopa de canela
   1,5 copos de sumo de maçã
   2 colheres de mel
   2 colheres de sopa de sementes de chia

♥ Nozes tostadas
♥ Iogurte natural sem açúcar com baixo teor de matéria gorda / Iogurte vegetal da provamel/alpro natural ou sabor a amêndoa / Iogurte grego Milbona

♥ Pau de canela, canela em pó e raspas de chocolate de boa qualidade (opcional) para decorar




Preparação

 Comece por fazer o creme de maçã e chia: tão tão simples! Coloque tudo num tacho e deixe cozinhar em lume brando até que a maçã esteja cozida (se estiver a ficar muito seco adicione mais um pouco de sumo de maçã. Retire do lume e reserve para arrefecer um pouco.

 Trate agora das nozes: também mais simples é impossível. Parta-as com as mãos em bocados grosseiros. Agora deite-as numa frigideira e deixe-as tostar um pouquinho mexendo sempre (não vai levar muito tempo, talvez uns 2 ou 3 min). Irão ficar mais crocantes. Cuidado para não as deixar queimar.

 Finalmente está na altura de montar os copinhos (ou o frasquinho se quiser levar para o seu lanche). Meta o iogurte até meio. Depois preencha o resto com o creme de chia. Acrescente mais uma colher de iogurte por cima e coloque mais um pouco de maçã e as nozes.

 Finalmente termine a decoração com umas raspinhas de chocolate (opcional), polvilhe com canela em pó e coloque um pauzinho de canela a decorar!




Sem comentários:

Enviar um comentário