quarta-feira, 20 de abril de 2016

Leite de amêndoa e avelã [delicioso]

Hoje quero falar-vos um pouco de um tema que ultimamente tem gerado alguma polémica: O LEITE! 
Deve consumir-se? Não se deve? É benéfico para a saúde? 
A verdade é que não existe uma resposta 100% comprovada para nenhuma destas perguntas. Em tempos o leite foi considerado, irrefutavelmente, um alimento saudável que devia integrar diariamente a nossa alimentação. Contudo o tempo passou, os estudos continuaram e as formas de produção do leite também se alteraram. Actualmente o leite a que temos acesso no supermercado provem de processos industriais onde por exemplo, regra geral, é dada à vaca uma hormona (a GH - hormona de crescimento) que ampliará o tempo de produção de leite da mesma. Esta hormona tem um efeito no fígado da vaca que aumenta a síntese de gorduras da mesma e consequentemente o leite que iremos consumir terá um maior teor de gordura. Para além disso o uso generalizado de antibioticos na vaca e de outras substancias quimicas é cada vez mais apontado como factor de desenvolvimento de doenças, inclusive doença oncológica (cancro). Ora...isto à partida poderá ser contornado se se consumir leite biológico.
Por outro lado, sabe-se que apesar de ser um alimento super rico, tem um grande poder de aumentar a síntese de insulina rapidamente, o que, como eu já falei varias vezes aqui no blog, potencia a síntese de gordura pelo nosso corpo e o aumento de peso! 

Dado que há cada vez mais pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose, proponho-vos hoje uma receita super deliciosa de leite vegetal caseiro que poderão usar para beber directamente (com um pouco de canela em pó fica tão tão bom!) ou para confeccionar as vossas receitas, substituindo o leite de vaca, caso assim o desejem.



Ingredientes

♥ 1/3 Chávena de amêndoas com pele

♥ 2/3 Chávena de avelãs com pele

♥ 1 Colher de sopa bem cheia de canela

♥ Vagem de baunilha (use o interior)

♥ 8 Tâmaras sem caroço (daquelas baças sem cobertura de açúcar ou edulcorantes). Se usar as tâmaras Medjool adicione uma menor quantidade

♥ 4 Chávenas de água



 Preparação

 Coloque tudo dentro de um copo misturador e triture tudo até que esteja bem triturado.

 Agora vem a parte que é um pouco mais aborrecida, mas calma que não é nada de difícil, só requer um pouco de paciência. Vá buscar um pano limpo e certifique-se que a bancada está limpa. Agora coloque o funil dentro do recipiente onde quer colocar o leite e dentro do funil o pano. Despeje para dentro do pano a mistura que fez e esprema. Ficará um género de polpa no pano e para o funil cairá o leitinho delicioso. Repita este processo até acabar a mistura.

 Sirva este belo leite vegetal polvilhado com canela e bom apetite!

NOTA: Por favor não deite a polpa de amêndoa e avelã fora. Há imensas maneiras de a utilizar: ou como substituto da farinha num bolo, ou para uma base de pizza ou até mesmo para um queijo vegan super saboroso. A seu tempo conto trazer aqui ao blog algumas receitas onde aproveito esta polpa.




Sem comentários:

Enviar um comentário