quarta-feira, 6 de abril de 2016

Compota de abóbora, laranja e maçã

Compotas não é nada o tipo de receita que esteja habituada a fazer! E isto porquê? Ora porque, na minha família sempre tive alguém a fazê-las por mim (inclusive a mãe) de diferentes frutas e legumes e portanto docinhos caseiros é coisa que nunca faltou em casa. 
Mas em todas estas receitas, o uso de uma quantidade generosa de açúcar era uma constante e portanto, desta vez, com uma abóbora menina bem grande cá em casa a olhar para mim e a pedir-me para ser gasta, decidi deitar mãos à obra e fazer a minha compota, sem açúcar refinado e com menor quantidade de adoçante. 
Na minha opinião, apesar de menos doce do que as tradicionais compotas, ficou bem deliciosa e super apta a acompanhar um bom pãozinho ou a puxar pela imaginação e utiliza-la noutro tipo de receitas (acho que ainda vai servir como acompanhamento num iogurte bem caseiro, vamos ver...).



Ingredientes

 1/2 abóbora menina lavada e descascada (não pesei no fim de descasca-la e tirar-lhe as sementes mas inteira e com casca pesava perto de 4Kg) cortada em cubos


♥ 1 laranja descascada e cortada em pedaços

♥ Casca de 1 laranja

♥ 3/4 chávena de chá de sumo 100% maçã

♥ 3 paus de canela

♥ 1 vagem de baunilha

♥ 1/2 chávena de mel

♥ 1/2 chávena de açúcar mascavado

♥ Raspa de 1/2 limão

♥ Amêndoa laminada




Preparação


 Coloque todos os ingredientes com excepção da amêndoa e da raspa de limão num tacho (eu usei uma panela de ferro) e leve ao lume durante umas boas horas, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até que obtenha uma compota de aspecto heterogéneo (se preferir um aspecto mais homogéneo triture com a varinha mágica, após retirar a casaca da laranja, os paus de canela e a vagem de baunilha). 

 No fim junte a raspa de limão, mexa, retire do lume e deixe arrefecer.

 Quando estiver bem fria, adicione a amêndoa laminada e  coloque em recipientes esterilizados que fechem hermeticamente.




Sem comentários:

Enviar um comentário