segunda-feira, 18 de abril de 2016

Barritas de cereais, côco e chocolate

Há já um tempo que vos queria trazer uma receita de barrinhas de cereais mas confesso que a ausência de forno aqui em casa durante algum tempo não foi um grande incentivo. Ora...o forno chegou e o pretexto certo para meter uma fornada em marcha estava ali à minha frente: ia estar com o grande fã das minhas barritas, o meu pai! 
As barritas de cereais são uma óptima solução para snack quando estamos fora de casa: já preparadas, rápidas de comer, práticas, fáceis de transportar! O problema é que as de compra estão carregadas de açúcar e aditivos alimentares, não sendo por isso uma boa escolha numa alimentação saudável. O que vos recomendo então é fazerem as vossas próprias barrinhas, caseiras, onde controlam o que lhes adicionam! Há imensas combinações e receitas possíveis! Eu própria sempre que as faço (e já fiz muitas vezes), uso sempre uma receita diferente!
Enquanto não vos trago outras, espero que gostem desta!



Ingredientes (Rende 16 barrinhas)

♥ 3 chávenas de arroz puff

♥ 1 chávena de millet puff

♥ 1/2 chávena de sementes de chia

♥ 3/4 chávena de côco ralado

♥ 1/2 chávena de avelãs em pedaços

♥ 1/2 pacote de maçã desidratada em pedaços

♥ 1/2 chávena de mel

♥ 1 colher de café de sal marinho integral

♥ 1 colher chá óleo de côco mal cheia

♥ 1 colher de sopa de extracto de baunilha

♥ 60g (3/5 de tablete- usei  pura vida do pingo doce) de chocolate   negro - mínimo 70% cacau - em pedaços pequenos

♥ 40g (2/5 de tablete) + coco ralado para polvilhar por cima





Preparação

 Comece por, num recipiente, juntar o arroz puff, o millet puff, o côco, as sementes de chia e as avelãs. Misture tudo com uma colher e reserve.

 Entretanto num tacho misture o mel, o sal, o óleo de côco e o extracto de baunilha. Leve ao lume, mexendo de vez em quando, até obter uma mistura mais fluída que facilitará o envolvimento no preparado anterior. Apague o lume e deixe arrefecer um pouco.
NOTA: Devido ao facto de ter usado pouco mel nas barrinhas, estas vão ficar um pouco mais quebradiças...mas ainda assim formam perfeitamente barrinhas! E pessoal, apesar da não generosa quantidade de adoçante, garanto-vos que estas meninas ficaram bem deliciosas! 

 Chegou a altura de juntar o preparado do mel ao preparado de cereais e envolver tudo com uma colher de pau até que esteja bem misturado. 

 Corte agora em pedaços mais ou menos pequenos 2/3 da tablete de chocolate e adicione ao preparado anterior quando este já não estiver quente (para que o chocolate não derreta). Adicione também a maçã desidratada e misture tudo novamente.

 Prepare um tabuleiro forrando-o com papel vegetal e espalhe uniformemente o preparado. É importante que acalque bem com a colher de pau ou com a mão a mistura já no tabuleiro, de modo a garantir que fique tudo bem ligado. Tape com papel de alumínio.

 Leve ao forno a 150º durante uns 20 minutos (isto varia muito de forno para forno). Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de cortar as barrinhas. 
NOTA: É importante que não corte as barrinhas assim que saem do forno, pois nessa altura esfacelar-se-ão muito facilmente. Por outro lado, não deverá deixar arrefecer muito, pois nessa altura estarão já mais crocantes e não conseguirá cortá-las sem as partir todas.

 Para finalizar, espalhe as barrinhas pelo papel vegetal. Derreta o chocolate e espalhe-o em fios, com a ajuda de uma colher, por cima das barritas. Polvilhe com côco ralado. Deixe arrefecer, para que o chocolate solidifique e por fim coma-as! :) 





Sem comentários:

Enviar um comentário