segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lasanha de beringela

Há um tempo que andava para fazer uma lasanha, mas tinha um objectivo bem definido ao fazê-la...fazer deste prato uma refeição saudável, equilibrada e pouco calórica, porque, como sabem, a lasanha dita "comum" é bastante energética trazendo com ela um belo (grande) número de calorias.
Optei por fazer uma versão vegetariana, que leva requeijão e iogurte natural magro (que poderá substituir por iogurte natural vegetal) em vez do habitual bechamel ou das natas (que são bem gordos), espinafres para reforçar a dose de ferro no organismo, sendo a sua metabolização facilitada pela vitamina A da abóbora e fatias de beringela grelhada que substituirão as placas de massa, super ricas em hidratos de carbono.
Claro que não podia faltar um belo molhinho de tomate, um fruto que gosto bastante de utilizar pelas suas propriedades antioxidantes e riqueza em vitaminas e minerais.
Que vos parece? Convencidos a experimentar esta lasanha? 




Ingredientes

♥ Para a abóbora assada
1 abóbora peanut
Sal marinho integral e pimenta preta
tomilho
fio de azeite

♥ Para as beringelas grelhadas
2 beringelas fatiadas longitudinalmente com uma espessura de cerca de 0,5cm
Sal marinho integral e pimenta preta
tomilho

♥ Para o molho de tomate
6 dentes de alho
1 malagueta verde sem sementes (opcional)
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
600g de tomate bem maduro e saboroso

♥ Para o molho branco
6 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural (use o que mais lhe agradar, eu usei magro sem lactose mas poderá usar por exemplo iogurte vegetal)
1 requeijão
sal marinho integral e pimenta preta
alho em pó

♥ 300g de espinafres frescos

♥ Sementes de girassol e sementes de Sésamo pretas



Preparação

 Comece por tratar da abóbora: corte fatias com 1-1,5cm e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno. Regue-as com um fio de azeite e tempere-as com sal, pimenta preta e tomilho. Leve-as ao forno cobertas com papel de alumínio, e deixe as fatias de abóbora assarem até que espete um garfo e estejam molinhas. Retire-as do forno e reserve.

 Chegou o momento de tratar das beringelas: tempere as fatias com sal pimenta e tomilho e grelhe-as ou leve ao forno com um fio de azeite. O objectivo será estas terem uma pré cozedura, antes de montar as camadas da lasanha.

 Agora trate do molho de tomate. Corte 6 dentes de alho e 1 malagueta sem sementes em rodelas e leve ao lume com um fio de azeite. De seguida adicione o tomate maduro descascado e cortado em cubos (ou se preferir use 1 lata de tomate em pedaços do pingo doce por exemplo que não tem corantes nem conservantes) e o vinagre balsâmico. Deixe cozinhar. Reajuste temperos se necessário. Apague o lume e reserve.

 Finalmente trate do molho branco: junte o iogurte com o requeijão e tempere a gosto com sal, pimenta e alho em pó. 

 Num pirex/tabuleiro grande de ir ao forno monte então a sua lasanha como lhe parecer bem de modo a gastar os diferentes preparados. Sugiro: uma camada de molho de tomate, uma camada de espinafres, uma camada de beringela, uma camada de molho branco, outra camada de espinafres, a abóbora, uma camada de molho de tomate, mais beringela e finalmente molho de tomate e ma porção generosa de molho branco. Espalhe umas sementes de girassol e leve ao forno coberto com papel de alumínio durante os primeiros 15 a 20 minutos e depois destape e deixe mais um tempo no forno para gratinar. Retire e sirva com uma bela salada.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário