sábado, 2 de abril de 2016

Bolo de aveia e maçã

Estamos de fim de semana [huummm...que bom!] e sabe tão bem um bolinho para adoçar a boca (e o coração) de quem gostamos! Na boleira trago este belo bolo de aveia com maçã com um saborzinho de fundo a limão! Muito saboroso!
É um bolo simples de fazer, sem açúcar refinado e que tem na sua base ingredientes fáceis de encontrar e saudáveis. 
Combina na perfeição com um ice tea caseiro.
Quem alinha?



Ingredientes

 ¾ Chávena chá de açúcar mascavado (poderá reduzir a quantidade


 3 Ovos pequenos

 1 Iogurte natural sem lactose

 Raspa de 1 limão

 1,5 Chávena de chá de flocos de aveia triturados/ farinha de aveia

 1 Colher de chá bem cheia de óleo de coco

 1 Colher chá canela

 1 Colher chá erva-doce

 1 maça com casca em bocados

 1 Colher chá fermento

 1 Colher sopa vinagre sidra + bicarbonato de sódio


 Para a decoração: Iogurte vegetal bio de amêndoa da Provamel sem açúcar + maçã com casca lascada + amêndoa laminada + canela





Preparação

 Comece por juntar o açúcar mascavado com os ovos e bater muito bem com a batedeira. De seguida junte o iogurte e bata mais um pouco, novamente com a batedeira. Adicione o óleo de coco e volte a bater, pouco, somente para misturar tudo.

 Agora junte a aveia,o fermento, a canela, a erva-doce e as raspas do limão e envolva tudo com uma colher de pau. Finalmente adicione à massa a colher de sopa de bicarbonato de sódio com vinagre de sidra (assim que juntar estes dois ingredientes irá dar-se uma reacção efervescente, que ao adicionar imediatamente ao bolo, vai ajudar a que este cresça!


 Corte uma maçã em bocados (e deixe a casca, bem lavada claro!) e adicione à massa do bolo. Envolva tudo com a colher de pau  e despeje numa forma rectangular pequena de silicone (se não for de silicone terá que a barrar com óleo de coco/ manteiga e polvilhar com farinha de aveia).

 Leve ao forno a 180ºC, cerca de 35 minutos (atenção que este tempo varia muito de forno para forno, mantenha-se atento!). Faça o teste do palito e quando o bolo estiver cozido retire-o do forno e deixe arrefecer.

♥ Sirva com iogurte de amêndoa, umas lascas de maçã, amêndoa laminada e canela! Bom apetite...e claro, coma com moderação!

♥ PS1: Triturei os flocos da aveia grosseiramente, não ficando em farinha...dai que o bolo não tenha crescido muito. 
♥ PS2: Em termos de quantidade dá bem mais que estas 3 fatias...eu é que confesso que as outras fatias já tinham sofrido um assalto de gula! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário