quinta-feira, 10 de março de 2016

Salteado de cevada e cogumelos com puré de feijão manteiga e abóbora

Hoje trago-vos mais uma receita de uma refeição vegetariana que é super completa, com todos os nutrientes necessários, e equilibrada!
A estrela do prato é um belo salteado de cevada com cogumelos com aspecto invernal. 
A cevada é um cereal, integrante dos cereais com glúten (sendo portanto improprio em contexto de doença celíaca), rico em hidratos de carbono complexos e vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Para alem de fornecer energia ao corpo, contribui para uma boa saúde óssea e dentária, aumenta a capacidade de aprendizagem e pelo seu efeito antioxidante ajuda o sistema imunitário na defesa do organismo e retarda o envelhecimento. Bons motivos para incluírem este cereal na vossa alimentação!
Para enriquecer nutricionalmente o prato juntei o puré de feijão manteiga (a leguminosa que contribuirá com a proteína) e alguns legumes e verduras (que nunca podem faltar!)



Ingredientes

♥ Para a cevada
100g de cevada seca
1 folha de louro

♥ Para a abóbora
1 abóbora hokaido pequena
Fio de azeite
Fio de vinagre balsâmico
Fio generoso de mel
Tomilho para polvilhar
Sal, pimenta preta e alho em pó para temperar

♥ Para o estufado de cevada e cogumelos
1 cebola grande
4 dentes de alho
Fio de azeite
Cogumelos shitaki e pleurotos (pode usar os que quiser)
A cevada que cozeu previamente
1 copo de vinho branco
Tomilho, sal e pimenta preta
Molhinho de Coentros e salsa

♥ Brócolos

♥ Para o puré de feijão manteiga
1 lata pequena de feijão manteiga cozido e escorrido
1 fio de azeite
Sumo de 1 limão
Alho em pó, sal e pimenta preta para temperar
1 Colher de chá de sementes de funcho
1 molhinho de salsa bem picada

Raminhos de salsa e avelã para decorar



Preparação

 
Comece por demolhar a cevada (em agua fria como se demolha por exemplo o feijão seco) durante pelo menos meia hora. Depois disso, descarte a agua que usou para demolhar e volte a cobri-la a com agua. Junte a folha de louro e deixe cozer cerca de 15 a 20min. Reserve.

 Agora trate da abóbora. Num tabuleiro forrado com papel de alumínio distribua a abóbora cortada em fatias grossas. De seguida regue toda as fatias com um fio de azeite, um fio de vinagre balsâmico, um fio de mel bem generoso, polvilhe com tomilho sal, pimenta preta e alho em pó q.b.

  Passe ao salteado de cevada e cogumelos. Comece por fazer o refogado com a cebola picada, os alhos picados e o fio de azeite. No fim da cebola estar molinha e translucida junte os cogumelos e a cevada e tempere com tomilho, sal e pimenta preta moída no momento. Regue com o vinho e deixe cozinhar (cerca de 10 minutos). Junte a salsa e os coentros e reajuste temperos. Deixe cozinhar mais um par de minutos e está pronto.

 Entretanto escalde as cabeças de 1 brócolo em água com sal a ferver durante uns 2 a 3 minutos (não os deixe cozer demais, são bons durinhos e com certeza preservaram mais nutrientes).

 Finalmente trate do puré de feijão. Triture o feijão, azeite, sumo de limão e o alho em pó, sal e pimenta num processador até obter um puré. Reajuste temperos se necessário.
Num almofariz triture as sementes de funcho e adicione de seguida ao puré.  Finalmente adicione a salsa bem picada. 

 E está pronto! É só empratar como gostar e no fim decorar com uns raminhos de salsa e avelãs. E comer! 






Sem comentários:

Enviar um comentário