quarta-feira, 16 de março de 2016

Creme de abóbora exótico

E aqui vamos para mais uma receita de sopinha! E mais uma daquelas receitas de comer e chorar por mais!
Já a fiz várias vezes, para várias pessoas - fazendo sempre pequenas alterações (sim, porque eu sou péssima a seguir receitas e a fazê-las iguais às originais ou às anteriores) - e garanto-vos que é sucesso garantido!
A receita é adaptada de um creme de abóbora feito pela Filipa Gomes do programa "Prato do dia". Muito equilibrada e extra saudável, principalmente se fizerem o vosso leitinho de côco. 
E como é que podem fazer o vosso leite?! Muito simples:

♥ Num liquidificador juntam 1 chávena de côco para 3 chávenas de água e trituram tudo durante uns bons minutos. Depois coam esse preparado com a ajuda de um coador e um pano bem lavadinho. E já está! Fácil não é? (Caso queiram usar este leite para o beber directamente, juntem umas tâmaras antes de triturarem tudo e aromatizem com baunilha e canela! Nhami)

Vamos então à receita do creme de abóbora?




Ingredientes

Para a abóbora
2 abóboras Hokaido
Sal e pimenta preta q.b.

♥ Para o creme de abóbora
1 cebola grande cortada em cubos
5 dentes de alho laminados
1 fio de azeite
1 lata (400ml) de leite de coco light/ 400ml do vosso leite côco caseiro
1 colher de chá bem cheia de caril
½ colher de  chá de açafrão das índias
Pimenta preta moída no momento e sal marinho integral
1 pitada de cominhos
½ colher chá gengibre em pó

♥ Para guarnecer
1 colher de iogurte natural/ vegetal
Coentros 
Sementes de abóbora



Preparação

 
Comece por tratar das abóboras: corte-as ao meio e tempere com sal e pimenta preta. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno a assar até que fiquem bem molinhas.


 Abóbora pronta é altura de tratar do creme propriamente dito. Numa panela, comece por refogar a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola estiver molinha, junte a abóbora (com casca inclusive), o leite de côco e tempere com sal, pimenta preta (gosto de carregar um pouco na pimenta para sentir a mistura do doce com o toque picante) e as especiarias. Deixe cozinhar uns 10/15 minutos. Apague o lume. Triture tudo com uma varinha mágica (eu usei a bimby) e reajuste temperos. 

 Está pronto o creme! O que falta? Guarnecer e comer! Decore com 1 colher de iogurte ou 1 fio de natas vegetais, coentros e sementes de abóbora e sirva. Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário