quinta-feira, 24 de março de 2016

cock-a-leekie com ameixas [Ou uma sopa bem típica escocesa]

Quem já me vai seguindo aqui no blog, certamente que já percebeu que por aqui não abundam receitas com carne. E isto por uma razão muito simples...é que apesar de achar que numa alimentação saudável há espaço para incluir todo o tipo de alimentos (sendo que o que varia é a frequência com que estes devem ser consumidos), não sou particularmente defensora de um consumo intenso de carne. Na minha opinião, e do muito que já fui lendo sobre o tema, o peixe deve ser a proteína ANIMAL (não se esqueçam de incluir a proteína vegetal) eleita, sendo que o consumo de carne deve ser algo moderado devendo privilegiar-se as carnes brancas. Cada vez mais os estudos apontam para uma menor incidência de patologia cronica em dietas vegetarianas e recentemente saiu inclusive um comunicado da OMS a informar sobre o aumento do risco de patologia oncológica associado ao consumo de carnes vermelhas e fundamentalmente de carnes processadas (o fiambre, os enchidos, ...). 
Portanto, na pratica, no dia a dia regra geral não cozinho carne, e reservo o consumo da mesma para quando vou visitar a família, a um jantar com amigos ou quando numa ida ao restaurante as opções não contemplam pratos mais saudáveis...somando tudo isto (já dá um consumo muito moderado de carne por mês).
Esta receita fiz para um almoço com a família aqui em casa e chamou-me a atenção, primeiro pelos ingredientes, segundo porque adoro fazer comida do mundo e experimentar novos sabores e terceiro porque me pareceu que se integrava perfeitamente numa alimentação saudável...e assim saiu este Cock-a-leekie um caldo típico escocês super saboroso, muito rico e nutricionalmente completo!




Ingredientes

♥ Para o caldo de galinha
1 cenoura grande
1 talo de aipo
1 cebola
1 mão de coentros/talos de coentros
1/4 funcho
1 folha de louro
4 asas de frango
Sal marinho integral e pimenta preta para temperar
água (cerca de 2,5 litros)

150g de cevada perolada

2 ramos de tomilho

♥ 7 bagas de zimbro esmagadas

3 alhos franceses cortados em rodelas

150g de ameixas secas

2 peitos de frango temperados com sal pimenta, sumo de limão e tomilho

Sal marinho integral e pimenta preta q.b.

Cebolinho





Preparação


 Comece por preparar o caldo de galinha (se quiser pode prepará-lo no dia anterior, de modo a que no dia seguinte seja só finalizar a sopa). Corte todos o vegetais grosseiramente e coloque numa panela grande com a água e as asas de frango e temperando com sal, pimenta, os coentros e o louro. Leve ao lume durante uma meia hora, até que os legumes estejam bem cozidos e o caldo tenha adquirido o sabor dos legumes. Caldo feito, apague o lume e coe com um passador, separando o caldo dos legumes e carne.


 Entretanto, enquanto o caldo está ao lume, deixe a cevada a demolhar em água fria (ou se preparou o caldo de galinha no dia anterior e pretende terminar a sopa no dia seguinte, junte ao caldo, na véspera, a cevada ficando a demolhar de um dia para o outro). Coza a cevada no caldo de galinha, juntando o tomilho, as bagas de zimbro, sal e pimenta preta. Deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos, até que a cevada esteja mais molinha. De seguida, junte o alho francês cortado em rodelas e as ameixas descaroçadas cortadas em tiras. Reajuste temperos e deixe cozinhar mais um pouco até que o alho francês esteja cozido. Retire os ramos do tomilho e reserve.

 Esta sopa peculiar está quase pronta. Falta tratar do frango. Tempero os peitos de frango e leve-os a cozinhar durante não muito tempo (uns 4 a 5 minutos) numa frigideira com um fio de azeite em lume brando. No fim de estes terem um tom mais douradinho, apague o lume e deixe a carne repousar uns minutos antes de fatiar a carne.


 Finalmente chegou o momento de empratar. Coloque o caldinho de alho francês e ameixa em tigelas, com umas tiras de frango e guarneça com o cebolinho. E está pronto! 




Sem comentários:

Enviar um comentário