terça-feira, 22 de março de 2016

Panquecas de cenoura com iogurte, maçã e noz

Andava em tempos de experimentar receitas de panquecas sem ovos e no meio disso lá saíram estas panquecas. Mas não fiquem a achar que tenho alguma coisa contra os ovos. Nada disso! Simplesmente o consumo de ovos deve ser moderado (uns 2 ovos por semana). E como facilmente gastamos o nosso "plafom" de ovos da semana, eu prefiro guardá-lo para receitas em que sentir o sabor do ovo faz mesmo diferença (O que seriam das minhas belas ervilhas sem os seu ovos escalfados, por exemplo?). 
O ovo tem o que se chama de proteína de alto valor biológico, ou seja é uma proteína completa que contem todos os aminoácidos (a unidade estrutural da proteína) essenciais em quantidades adequadas. - pensem que a partir de um ovo cresce um pintainho, portanto este tem mesmo que ser muito rico para que a partir dai se forme um ser vivo! 
Mas então é bom o ovo ser uma proteína completa, não é? - perguntam vocês. Sim é bom, mas como em tudo tem que haver moderação e equilíbrio. Caso contrário, o consumo excessivo de proteína, a longo prazo, gerará um meio mais ácido no organismo que será super propicio ao desenvolvimento de doenças crónicas, por vezes graves. 
Percebem agora porque é que procuro muitas vezes receitas sem ovos... e esta é mais uma! :)



Ingredientes

♥ Para as panquecas
1 chávena farinha centeio integral
1 colher café de  bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de açucar de coco
½ chávena de coco ralado
Pitada de sal
1 colher de café de vagem de baunilha em pó
1 colher de chá de canela
½ chávena de cenoura ralada
Nozes picadas
Leite de coco até que a massa fique com a textura certa  (cerca de 200 ml)

♥ Para o creme de maçã e chia
2 maçãs cortadas em cubos
1 colher sopa de canela
¾ copo de sumo de maçã
1 colher de mel
1 colher de sopa de sementes de chia

♥ Nozes tostadas, cenoura ralada, côco ralado e canela em pó para decorar

♥ Iogurte grego



Preparação


 Comece por fazer o creme de maçã e chia. Coloque tudo num tacho e deixe cozinhar em lume brando até que a maçã esteja cozida (se estiver a ficar muito seco adicione mais um pouco de sumo de maçã.

 Enquanto o creme de maçã cozinha, trate da massa para as panquecas: Junte todos os ingredientes sólidos numa tigela (a farinha de centeio integral, o bicarbonato de sódio, o açúcar de cÔco, o côco ralado, o sal, baunilha e a canela) e misture tudo. Agora pode adicionar o leite de côco e volte a misturar tudo, certificando-se que a massa não está demasiado liquida. Finalmente junte a cenoura ralada e as nozes. Volte a mexer e fica pronta a massa.

 Agora terá que cozinhar as mini-panquecas. O processo é o habitual: passar um pouco de manteiga pela frigideira (eu normalmente uso um papel aderente para barrar) e colocar montinhos de massa. Deixar cozinhar e quando já conseguir despega-las com a ajuda da espátula, volte-as para cozinharem do outro lado. Retire-as quando já estiverem cozinhadas dos dois lados. Repita o processo até acabar a massa.

 Trate agora das nozes: parta-as com as mãos em bocados grosseiros. Agora deite-as numa frigideira e deixe-as tostar um pouquinho mexendo sempre (não vai levar muito tempo, talvez uns 2 ou 3 minutos). Irão ficar mais crocantes. Cuidado para não as deixar queimar.

 Finalmente chegou a altura de empratar: entre as camadas das panquecas vá colocando iogurte com creme de maçã. No fim decore com creme de maçã, nozes, côco, cenoura e polvilhe com canela. E coma! 




Sem comentários:

Enviar um comentário