domingo, 20 de março de 2016

Pizza de cogumelos, cebola roxa e maçã [e mais um uso da couve flor]

Pizza, quem é que não gosta de pizza? Eu gosto bastante e confesso que já trazia esta pizza pensada há um tempo! Adoro a combinação do doce com o salgado (e esta pizza é a representação perfeita disso) e a cereja no topo do bolo é mesmo a base que basicamente é feita com couve-flor (e mais umas coisinhas)! 
Pois é...esta é outra receita onde podem usar a couve-flor, que para muita gente é aquela couve sem gracinha nenhuma! E garanto-vos que fica uma base super saborosa, que para alem disso combina super bem com os ingredientes desta pizza.
Mais uma novidade para vocês...esta receita é perfeita para aproveitar a polpa de amêndoa, ou de avelã, ou de caju... que vos sobra quando fazem o vosso leitinho vegetal (foi uma das receitas do workshop, brevemente conto partilha-la convosco!). Mas, não se atrapalhem se não tiverem essa polpa...façam com farinha normal! Vamos lá ver a receita então!:)




Ingredientes

♥ Para a base de couve-flor
1 Couve flor
Fio de azeite
1 ovo
Sal marinho integral e pimenta preta. 
Alho em 
1 chávena de amêndoa
¾ chávena farinha grão
1 colher de chá de tomilho

♥ Para o puré de maçã
4 maçãs (com casca) cortadas em cubos
¼ chávena de vinho branco
1 cabeça de alho picado
½ colher chá gengibre
Molhinho de coentros frescos
½ colher chá de cominhos
¼ colher chá canela
Sal marinho integral
Pimenta preta

♥ Para a preparação da cebola
3 cebolas roxas em meias luas
1 fio de azeite
1 colher sopa de mel
Sal marinho integral

♥ 1 maçã em lascas
♥ 5 cogumelos paris laminados
♥ Requeijão
Sal marinho integral e pimenta preta
♥ Tomilho
♥ Raminhos coentros para decorar



Preparação


 Comece por preparar a base de couve flor: Triture a couve flor (ainda crua) em pedaços pequenos (usei a bimby)  e adicione um fio de azeite, deixando-a refogar de seguida. Passados uns 5 minutos, retire do lume e adicione o ovo, a amêndoa, a farinha e o tomilho e tempere a gosto com sal, pimenta e alho em pó. Volte a triturar até obter uma massa não completamente homogénea (gosto de sentir um bocadinhos de amêndoa de vez em quando), moldável que sirva de base para a pizza (se necessário adicione mais farinha de grão ou amêndoa).

 Leve a massa ao frigorifico, deixando-a arrefecer para que adquira uma consistencia mais durinha. Passado algum tempo, retire a massa do frigorifico, forre um tabuleiro com papel vegetal e molde, com as mãos, uma base de pizza em cima do papel vegetal. Leve ao forno a 180º até começar a ganhar um tom douradinho.

 Base pronta, passamos ao puré de maçã. Junte todos os ingredientes do puré de maçã num tacho (ou na bimby), mexa tudo e leve ao lume até que a maçã esteja bem molinha. Reajuste temperos se necessário. Triture tudo e reserve.

 Enquanto o puré de maçã vai fazendo, vá tratando da cebolinha roxa. Numa frigideira junte as cebolas, o azeite, o mel e o sal e deixe cozinhar até que a cebola esteja mais ou menos mole. Apague o lume e reserve


 Entretanto, já laminou os cogumelos? Lascou mais uma maçã? Se não tratou disso até agora, faça-o entretanto para então poder "montar" a pizza.

 Por cima da base da pizza comece por colocar o puré de maçã, depois os cogumelos intercalados com a maçã. Entretanto adicione a cebola roxa, o requeijão esfarelado, uns raminhos de coentros e tomilho seco. Tempere com mais um pouco de pimenta preta e leve ao forno uns 15minutos (até que a pizza ganhe um tom dourado e apetitoso. 

♥ Corte uma fatia generosa e delicie-se com esta maravilhosa pizza! Bom apetite! 





PS: Os coelhos lindos em forma de vela, para a Páscoa, são do DeBORLA claro! 

Sem comentários:

Enviar um comentário