sexta-feira, 8 de abril de 2016

Muesli de chocolate, maçã e avelã


Hoje trago-vos uma receita mesmo muito prática, super versátil e muito saudável, nutritiva, cheia de fibra, proteína, carbohidratos e gorduras saudáveis...

Muesli

Já ouviram falar de certeza! Está na moda! :) Para quem não conhece, pronuncia-se muse-lee e consiste numa mistura, não cozinhada de cereis, sementes, oleaginosas e frutos secos. 
Mas então porque é que a esta receita chamei Muesli e a outras do género anteriores chamei granola? Pois bem, ambos têm ingredientes muito similares, no entanto a granola, tipicamente tem a adição de alguma gordura (o óleo de coco por exemplo) e de um adoçante (o mel, a geleia de arroz, ...) e é cozinhada (ou no forno ou na frigideira). Já o Muesli não tem qualquer adição de adoçantes ou gordura e é totalmente cru. Daí que esta receita seja mesmo extrafácil e uma excelente opção para completar os vossos pequenos almoços.

PS: Garanto-vos que esta é uma receita mesmo muito saudável e rica em gorduras mas daquelas boas que são cardeoprotectoras, mas tenham em atenção que o consumo de oleaginosas (amendoins e avelãs neste caso) deve ser algo limitado. 2 mãos de oleaginosas/dia será o ideal, no entanto se está a tentar perder peso o consumo deverá ser mais moderado, passando a 1 mão de oleaginosas/dia.




Ingredientes

♥ Flocos de aveia

♥ Flocos de centeio

♥ Maçã desidratada

♥ Avelã torrada e sem casca

♥ Pepitas de chocolate/ lascas de chocolate de boa qualidade (mínimo 70% cacau, sem adição de açúcar)

♥ Amendoins

♥ Canela em pó





Preparação

 Junte todos os ingredientes e misture. Poderá utilizar os frutos secos e oleaginosa que mais lhe agradarem e aromatizar com as especiarias que mais gostar (canela, noz moscada, baunilha, caril, erva doce, ...)

Sirva com as suas overnights, iogurte, fruta... ou no que mais lhe agradar! 




Sem comentários:

Enviar um comentário