quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Brigadeiros de castanha e batata-doce |Presentes de Natal 2|

A receita que tenho hoje aqui para vos dar é uma das minhas favoritas! É que adoro (mesmo!) brigadeiros e acho-os no mínimo amorosos e perfeitos para oferecer a alguém que amamos! O problema é que, os tradicionais feitos com leite condensado e chocolate são uma bomba de açúcar de absorção rápida e de calorias disfarçadas num pequeno docinho! 
Claro que, gosto muito de vos mimar (e a mim também) e arranjar boas alternativas e bem mais saudáveis sem que a culpa tome conta de nós.
Tinha umas castanhas no congelador e umas batatas doces a precisarem de ser gastas pela mudança em breve de casa. No fim de cozidas e com mais uns pauzinhos à mistura deu estes óptimos brigadeiros com sabor e textura definitivamente parecida aos verdadeiros. Estou mortinha para que os façam em casa e me digam o que acharam!

Façam uma dose a mais, arranjem caixinhas bem bonitas embrulhadas num belo laço e etiqueta e ofereçam-nos a quem gostam neste natal. Combinado?





 Ingredientes (Faz 32)

♥ 350g de castanhas congeladas


♥ 3 batatas doces médias

♥ 100g de chocolate 70%cacau sem açúcar e sem lactose

♥ 2 colheres de sopa de cacau em pó

♥ 2 colheres de sopa de mel

♥ 20 tâmaras (a pele não deverá ter brilho, caso contrario provavelmente têm adição de açúcar)






Preparação

♥ Comece por cozer as castanhas e batatas doces em água e sal. Quando estiverem bem molinhas apague o lume, deixe arrefecer e reserve. (Descasque as batatas doces caso as tenha cozido com pele).

♥ Entretanto derreta o chocolate em tablete em banho-maria, mexendo sempre para não o deixar queimar. Retire do lume quando já estiver derretido.

♥ Num liquidificador (eu usei a bimby) coloque as castanhas e batatas cozidas, o chocolate derretido, o cacau em pó, o mel e as tâmaras sem caroço. Triture tudo até obter uma pasta homogénea.

♥ Esta pasta está pronta a ser moldada (se achar que ainda está um pouco mole, leve-a ao frigorífico durante 1hora de modo a que fique mais consistente). Com a ajuda de uma colher faça pequenas bolas e passe-as pelo cacau ou deixe-as assim.

♥ E estão feitos os brigadeiros. Fácil fácil! Agora é só tratar do embrulho para oferecer! E bom natal! :D










Sem comentários:

Enviar um comentário